quinta-feira, 6 de março de 2014

ADMINISTRAÇÃO: Análise e Melhoria de Processos | Professora Giovanna Carranza

Oi pessoal, hoje vamos falar sobre Análise e Melhoria de Processos, assunto muito cobrado em provas.
  
Fonte: Administração Geral e Pública para Concursos, Giovanna Carranza
Editora: Juspodivm
________________________________________________________ 

ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS
  
O modelos gestão por processo é adequado para promover maior efetividade organizacional por que há uma eliminação das barreiras dentro da empresa, possibilitando a visualização da organização como um todo e uma maior interrelação entre os diferentes agentes da cadeia de valor: cliente, fornecedores e gestores do processo. 

Um processo precisa ser analisado e aperfeiçoado de forma constante, para que possa agregar cada vez mais valor à organização e consumir menos recursos (menos insumos, ser executado mais rapidamente, exigir menos esforços das pessoas, necessitar de menos pessoas).

Um processo pode ficar estável ou pode passar por uma melhoria. A estabilidade também pode ser chamada de rotina, que é o período no qual "os parâmetros de saída (especificações do produto, produtividade, regularidade etc.) permanecem previsíveis e praticamente constantes". A melhoria é a "mudança discreta de um processo, no qual os parâmetros de saída (especificações do produto, produtividade, regularidade etc.) apresentam melhorias mensuráveis, de forma estável e consistente, em relação a uma fase anterior"[1].
  
Outro conceito pertinente é o de modelagem de processos. Modelagem "é o momento de examinar os diversos aspectos do processo de trabalho de maneira que possibilite a implementação de melhorias"[2]. Basicamente, a modelagem é a etapa em que o processo é aperfeiçoado, e são incluídas, nas etapas do processo, as modificações definidas.

Durante os anos 90, emergiu uma nova ferramenta de redesenho de processos denominada Reengenharia. É um método que busca modificar a empresa de uma forma radical, é o principio da folha em branco, iniciar do zero, por meio do redesenho dos processos.

Reengenharia de Processos Versus Melhoria de Processos

Reengenharia é a ação de reorganizar uma empresa, reduzindo o número de departamentos e/ou níveis hierárquicos, muitas vezes com a dispensa de funcionários (MICHAELIS, 2003).

Para Davenport (1994) a reengenharia de processos distingue-se da melhoria de processos, que visa a um nível inferior de mudança. Se a reengenharia de processos significa a realização de um trabalho de maneira radicalmente nova, a melhoria de processos significa apenas a realização desse mesmo processo com uma eficiência e eficácia um pouco maior.

As diferenças da reengenharia de processos e a melhoria de processos foram resumidas por Davenport (1994) no quadro a seguir:

Clique na imagem para ampliar

Modelagem de Processos

Marciniuk (2001) define a Modelagem de processos como sendo a expressão de conceitos que permite que cada organização compreenda e contribua para o seu próprio desenvolvimento. Os modelos tornam-se valiosos à medida que os processos e produtos de uma organização são modelados e disponibilizados para conhecimento de todos envolvidos no processo.

Os modelos também promovem o entendimento entre as diferentes áreas de processos – gerenciamento, engenharia, etc.

Para Ehrlich (1999, p.11) os modelos são apoio às decisões: Os modelos respondem a problemáticas específicas. Apesar disso, eles são bastante flexíveis para se adaptar a situações que não correspondem à sua vocação primeira. Todos permitem lidar com situações complexas e incorporar os elementos de risco, apesar de o fazerem de modos bem distintos.

Metodologias de Gerenciamento ou Modelagem de Processos

Há diversos conceitos de processos e de gerenciamento ou modela em de processos, apesar da nomenclatura e das simbologias (fluxogramação) as metodologias serem semelhantes em vários pontos tanto às baseadas em tecnologia da informação como as não baseadas.

Metodologia de Aperfeiçoamento de Processos Empresariais (APE)
A metodologia de aperfeiçoamento de processos de Harrington (1993) busca a melhoria dos processos empresariais baseando-se nos seguintes pontos:

ü   eliminação de erros;
ü   minimização de atrasos;
ü   maximização do uso de recursos;
ü   promoção do entendimento;
ü   sejam fáceis de usar;
ü   sejam amistosos para os clientes;
ü   sejam adaptáveis às mudanças das necessidades dos clientes;
ü   forneçam à organização uma vantagem competitiva;
ü    reduzam o pessoal necessário.

Clique na imagem para ampliar

Cada uma destas fases tem objetivos básicos, os quais são alcançados após a execução de um conjunto de atividades. Os objetivos destas fases estão foram resumidas por Neres (1998) conforme quadro  abaixo:

Clique na imagem para ampliar

[1]  O Processo nosso, p. 109.

[2] Guia de simplificação, p. 53.

Bom, por enquanto ficamos por aqui e até a próxima.
  
Abraços.

Profa. Giovanna Carranza



Nenhum comentário:

Postar um comentário