Oi pessoal, hoje vamos falar sobre Análise e
Melhoria de Processos, assunto muito cobrado em provas.
Fonte:
Administração Geral e Pública para Concursos, Giovanna Carranza
Editora:
Juspodivm
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ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS
O modelos gestão por processo é adequado para
promover maior efetividade organizacional por que há uma eliminação das
barreiras dentro da empresa, possibilitando a visualização da organização como
um todo e uma maior interrelação entre os diferentes agentes da cadeia de
valor: cliente, fornecedores e gestores do processo.
Um processo precisa ser analisado e
aperfeiçoado de forma constante, para que possa agregar cada vez mais valor à
organização e consumir menos recursos (menos insumos, ser executado mais
rapidamente, exigir menos esforços das pessoas, necessitar de menos pessoas).
Um processo pode ficar estável ou pode passar
por uma melhoria. A estabilidade também pode ser chamada de rotina, que é o
período no qual "os parâmetros de saída (especificações do produto,
produtividade, regularidade etc.) permanecem previsíveis e praticamente
constantes". A melhoria é a "mudança discreta de um processo, no qual
os parâmetros de saída (especificações do produto, produtividade, regularidade
etc.) apresentam melhorias mensuráveis, de forma estável e consistente, em
relação a uma fase anterior"[1].
Outro conceito pertinente é o de modelagem
de processos. Modelagem "é o momento de examinar os diversos aspectos
do processo de trabalho de maneira que possibilite a implementação de
melhorias"[2].
Basicamente, a modelagem é a etapa em que o processo é aperfeiçoado, e são
incluídas, nas etapas do processo, as modificações definidas.
Durante os anos 90, emergiu uma nova
ferramenta de redesenho de processos denominada Reengenharia. É um
método que busca modificar a empresa de uma forma radical, é o principio da
folha em branco, iniciar do zero, por meio do redesenho dos processos.
Reengenharia
de Processos Versus Melhoria de Processos
Reengenharia é a ação de reorganizar uma
empresa, reduzindo o número de departamentos e/ou níveis hierárquicos, muitas
vezes com a dispensa de funcionários (MICHAELIS, 2003).
As diferenças da reengenharia de processos e
a melhoria de processos foram resumidas por Davenport (1994) no quadro a seguir:
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Marciniuk (2001) define a Modelagem de
processos como sendo a expressão de conceitos que permite que cada organização
compreenda e contribua para o seu próprio desenvolvimento. Os modelos tornam-se
valiosos à medida que os processos e produtos de uma organização são modelados
e disponibilizados para conhecimento de todos envolvidos no processo.
Os modelos também promovem o entendimento
entre as diferentes áreas de processos – gerenciamento, engenharia, etc.
Para Ehrlich (1999, p.11) os modelos são
apoio às decisões: Os modelos respondem a problemáticas específicas. Apesar
disso, eles são bastante flexíveis para se adaptar a situações que não
correspondem à sua vocação primeira. Todos permitem lidar com situações
complexas e incorporar os elementos de risco, apesar de o fazerem de modos bem
distintos.
Metodologias de Gerenciamento ou Modelagem de
Processos
Há diversos conceitos de processos e de
gerenciamento ou modela em de processos, apesar da nomenclatura e das
simbologias (fluxogramação) as metodologias serem semelhantes em vários pontos
tanto às baseadas em tecnologia da informação como as não baseadas.
Metodologia de Aperfeiçoamento de Processos
Empresariais (APE)
A metodologia de aperfeiçoamento de processos
de Harrington (1993) busca a melhoria dos processos empresariais baseando-se
nos seguintes pontos:
ü
eliminação
de erros;
ü
minimização
de atrasos;
ü
maximização
do uso de recursos;
ü
promoção do
entendimento;
ü
sejam fáceis
de usar;
ü
sejam
amistosos para os clientes;
ü
sejam
adaptáveis às mudanças das necessidades dos clientes;
ü
forneçam à
organização uma vantagem competitiva;
ü
reduzam o pessoal necessário.
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Cada uma destas fases tem objetivos básicos,
os quais são alcançados após a execução de um conjunto de atividades. Os
objetivos destas fases estão foram resumidas por Neres (1998) conforme
quadro abaixo:
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[1] O Processo nosso, p.
109.
[2] Guia de simplificação, p. 53.
|
Bom, por enquanto ficamos por aqui e até a
próxima.
Abraços.
Profa. Giovanna Carranza
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