segunda-feira, 21 de abril de 2014

ENTREVISTA: Professor Italo Romano fala sobre o novo concurso do INSS

Prof. Italo Romano
Olá, galerinha!

Durante a semana, iremos postar para vocês algumas partes da entrevista concedida pelo Professor Italo Romano, de Direito Previdenciário, a um site de concursos onde ele fala um pouco sobre como deve ser a preparação para o novo concurso do INSS.

Vamos a primeira parte da entrevista!

1) Professor, qual o tempo médio que o interessado em prestar o concurso para técnico do seguro social precisa investir em estudo para ser um candidato competitivo? Quais as melhores estratégias a serem adotadas?

Eu entendo que a partir do quarto ou quinto mês de preparação bem direcionada, focada e planejada, o candidato já entra no certame disputando vaga. Nesse período, deve-se dar atenção às matérias básicas que certamente irão constar no edital, quais sejam: Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Raciocínio Lógico, Informática, Atualidades, Ética no Serviço Público e especialmente à Legislação Previdenciária, pois é a disciplina mais importante nos concursos para o INSS. O candidato deve ficar atento, pois essa disciplina é dividida em duas partes, uma relativa aos Benefícios e outra ao Custeio. Sugiro que nesse momento, anterior ao edital, o candidato dê atenção unicamente à parte relativa aos Benefícios Previdenciários e aos assuntos correlatos, tais como: carência, segurados, dependentes, período de graça e etc.


2) Quem não tem afinidade com a área previdenciária deve priorizá-la em sua preparação. Por quê? 

Legislação Previdenciária é uma disciplina que ou é amada ou é odiada, pois depende muito de como acontece o primeiro contato do candidato com a mesma. Assim sendo, sugiro que os interessados nesse concurso busquem informações sobre os melhores livros, cursos preparatório e professores que ministram aula da matéria.

Em relação aos livros, existem vários bons livros no mercado e basta fazer uma busca na internet para obter informações e em relação aos cursos e aos professores, uma ferramenta bastante interessante é utilizar o YOUTUBE, pois todos os grandes cursos e melhores professores do mercado, disponibilizam pequenos vídeos, podendo portanto terem suas metodologias de ensino avaliadas.

Sobre o porquê de priorizar a matéria Legislação Previdenciária, basta lembrar que no último concurso para o INSS, das sessenta questões cobradas, quarenta foram da disciplina Legislação Previdenciária, correspondendo a 67% da prova. Esse percentual deve ser mantido no próximo concurso.

Bom, por hoje ficamos por aqui. Durante a semana postaremos o restante da entrevista!

Bons estudos!


13 comentários:

  1. legal...que acompanhar toda a entrevista

    ResponderExcluir
  2. Já estou no ritimooooooooooooooooo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se joga, maluco!!!! rs rs

      Por Isabelly Sarmento

      Excluir
    2. das 40 questões de Dir Previdenciário, acertei 32, porem não foi o suficiente, desta vez a meta é gabaritar, fiquei em 29° na minha APS, desta vez se Deus Permitir serei um técnico do INSS!!!!!

      Excluir
  3. Olá,
    Ótima entrevista, só estranhei o fato de mencionar a matéria Atualidades, que não foi abordada no último concurso de técnico do INSS.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Italo além do seu livro que já temos vc poderia sugerir alguns outros livros.

    ResponderExcluir
  5. sou seu aluno da LFG querido professor, intensificando os estudos agora, espero reencontra-lo no curso Reta Final, com toda certeza estarei lá, abraço.

    ResponderExcluir
  6. Como sempre grande professor Ítalo, sutil, direto aos pontos necessários, não sendo tendencioso e usando de uma ética forte fora do comum como de praxe em sua postura! O melhor livro de todos na área com certeza é o de sua própria autoria, junto com Jeane! Mesmo sabendo disso, não adotou a entrevista como meio de divulgação...sou seu fã meu caro!!!! E tinha tudo para divulgar na boa, rsss, afinal, é o melhor!!!!

    ResponderExcluir
  7. No ultimo concurso faltou um ponto para eu classificar!
    Esse eu não perdoou!
    Já estou estudando, junto com o meu livro do Italo Romano!

    ResponderExcluir
  8. Professor,qual a previsão para o edital sair???Será se ainda esse ano sai????

    ResponderExcluir
  9. Excelente entrevista professor!!! Qual banca você acredita que ficará responsável pelo concurso??? Abraços!!

    ResponderExcluir
  10. olá professor! gostaria de saber quais capitulos de seu livro devo estudar para o novo concurso de tecnico do inss... forte abraço

    ResponderExcluir