Depoimentos



Frequentemente, recebemos recados, depoimentos, mensagens de alunos e ex-alunos que desejam compartilhar conosco suas experiências, dificuldades, vitórias, medos, etc.

É muito legal receber esse feedback da galera e por isso resolvemos compartilhar com vocês alguns desses depoimentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá prof. Ítalo ...

Antes de tudo queria falar que me lembro das suas aulas diariamente.
Assumi no INSS em SBCampo/SP há pouco mais de 1 mês, e é muito bom, durante o atendimento, usar os ensinamentos de sala, dar uma informação com segurança, orientar a pessoa a conseguir um benefício, a contribuir para poder se aposentar... e o mais interessante ... ouvir dos colegas as histórias que o prof. contava e que eu achava que eram lendas ... pois não é que tem segurado entrando com peixeira não mão até aqui??? Nunca pensei que isso fosse acontecer aqui ... rsrsrsrs... e a sala dos médicos que tem porta pra área interna pra ser rota de fuga... juro que me lembrei das suas histórias e comecei a rir sozinha ... rsrsrsrs ... é muito bom mesmo, e gratificante o atendimento à população...

Obrigada!!!

Não escrevi esse e-mail antes pois estava me preparando pra prova da Receita Federal. E esse é o outro assunto que queria falar ...

Autor: Anônimo.
26/09/2012

_______________________________________________________________________________

Meu querido Professor Ítalo,

Não podia deixar de compartilhar com você toda alegria e emoção que estou senti na hora de conferir o gabarito: consegui livrar o corte em todas as disciplinas e fiz 70% da prova! Sei que ainda não saiu o resultado, mas, com toda humildade da qual me revisto, considero-me vitoriosa desde já!

Essa conquista também eh sua!

Muito obrigada do fundo do coração por todo ensinamento que você me repassou! FUI PRA CIMA DA ESAF!!!

A primeira batalha foi suada e honesta, o que deixa um gostinho mais doce na emoção!

Aproveito pra pedir que continue na torcida!!!

Sinta um enorme abraço de uma ATA que segue na batalha pra se tornar ATRFB!

Que Deus abençoe a sua vida!

Autor: Bárbara Fortunato
26/09/2012
_______________________________________________________________________________


História da Vida Real de AGNES ROSSANA


São muitas histórias, depoimentos, mensagens, mas podemos dizer que essa é uma das mais bonitas e emocionantes que já recebemos até hoje.

Muitas pessoas passam pelo mesmo que esta aluna passou, mas o diferencial dela foi que ela lutou até o fim e hoje colhe os frutos de uma doce árvore que ela não hesitou em plantar no passado!

Vale a pena ler até o final!

A troca de e-mails começou em 2009. Vejam:

Em 07/05/09 (1º E-mail de Agnes):

Oi professor, tudo bem?

Seguinte, este e-mail não é nenhum tira dúvida, mas com certeza tem uma dimensão bem maior que isso.

Eu pense muito antes de te mandar tal e-mail, mas se não fosse você realmente eu não sei quem mais teria experiência suficiente para me ajudar. Não conheço ninguém pessoalmente que tenha conhecimento para isso.

Olha só. Eu estava trabalhando em uma empresa e ganhava lá 4 mil reais, mas era assim: vai empregada, volta sabe-se lá como. Era muito instável, uma questão de tempo para ser demitida (como, aliás, continua acontecendo e fiquei sabendo de mais duas pessoas hoje) enfim...pensei muito e decidi pedir demissão e estudar o dia todo, está dando 7 horas por conta + 3 horas de aula na LFG. Eu tinha guardado 20 mil reais e estou usando este dinheiro para pagar coisas básicas tipo plano de saúde, celular e alguma eventual saída para eu não pirar só estudando. Gasto só o que preciso mesmo.

Eu estou estudando para passar de primeira, mas me preparei financeiramente para passar mais tempo nessa vida de estudos (quem sabe anos).

Fiz faculdade de turismo, então tudo o que estou vendo é novo, o que demanda mais tempo de estudo para mim do que para alguns concorrentes advogados, certo?

Até ai tudo bem. O problema é que eu moro com meus pais. Minha mãe apoiou minha decisão em 100 % mas meu pai fez a gentileza de falar que sou incompetente e que não vou passar em concurso e que qualquer pessoa estudando 10 horas por dia tem que passar em dois anos ou a pessoa não tem capacidade.

Eu queria saber o que você tem a dizer sobre concurso, pq não faz sentido alguém comentar qq coisa sem provas ou base para isso. Daí eu pensei, bom ... Ítalo é auditor, então ele já passou pelos estudos que estou passando e, além disso, por ser professor ele sabe muito bem como são os bastidores dessa vida.

Eu gostaria muito que você me respondesse de verdade, mesmo que seja algo ruim:

- O nível dos candidatos que prestam para auditor é mais elevado do que para analista? Pergunto pq como estou sendo muito pressionada, preciso passar o quanto antes.

- Tem alguma dica de estudo? Tipo ... não faça isso jamais, faça aquilo que dá certo, enfim...dicas suas são muito válidas.

- Você vê algum sentido nisso que meu pai falou que depois de certo tempo se não passou é pq não tem capacidade?

- Você acha que dois anos, estudando 10 horas por dia, é um tempo possível para passar em algum concurso com salário bom como de analista ou vai muito mais por eu ter feito turismo e essa faculdade não me dar base nenhuma? Sei que varia de pessoa para pessoa, mas assim ... na média?

Desculpa eu te perguntar coisas tão pessoais assim sem ao menos te conhecer, mas eu quero muito passar na receita, como jamais quis outra coisa, mas essa pressão externa abalou meu emocional e eu precisava ouvir (ler no caso) alguma coisa de alguém que tenha experiência/conhecimento como você tem.

De coração, obrigada pela atenção e desculpe tomar seu tempo.

Agnes Rossana.


Em 08/05/2009 (Resposta do Prof. talo Romano):

Olá Agnes,

Inicialmente é um prazer poder dividir com você um pouco da minha experiência. Você me desculpe, mas vou discordar TOTALMENTE de seu pai e CONCORDAR inteiramente com sua mãe. A sua decisão de largar o emprego, ainda que instável, demonstrou muita coragem e por essa atitude mesmo não te conhecendo, poderia apostar que você é uma forte candidata. Em relação aos estudos, diria que seu ritmo está excelente, 10 horas por dia. Sempre intercale com resolução de muitas provas anteriores, pois assim você direciona de forma assertiva seus estudos. Não acho que ter feito Faculdade de Turismo seja um problema, entretanto candidatos com formação em contabilidade e direito levam alguma vantagem, mas e daí. Minha formação é engenharia química e eu juntamente com Jeane que também é engenheira química sempre fomos dos primeiros colocados nos concursos que prestamos. A diferença na verdade é a firmeza de propósitos. Outra informação importante é que tente não se sentir muito pressionada, busque refúgio em algum lugar, em alguma pessoa, em alguma coisa. Divida suas angústias com alguém, peça apoio a sua mãe. Divida sempre com ela suas pequenas vitórias, do tipo: acabei o programa de tal matéria, no simulado consegui resolver tantas questões, estou gostando de tal professor (por exemplo, o de Direito Previdenciário!!! rsrsrsr), enfim demonstre segurança pela sua decisão de estudar para concursos.

Eu acho que você já conhece essa frase mas vou repeti-la:

"Se você acha que pode ou que não pode, você tem razão"

Abraços, firmeza nos estudos e espero o convite para o churrascão!!!

Ítalo Romano


 Em 10/05/2009 (E-mail de Agnes Rossana):

Oi professor,

Obrigada por suas palavras, fico feliz de saber que alguém com sua experiência acha que estou no caminho certo, já me sinto mais confiante.

Abraços!!! :)


Em 11/05/09 (Resposta do Prof. Ítalo Romano):

Oi Agnes,

Vou ficar na torcida por seu sucesso.

Abraços e sorte,
Ítalo Romano


Em 19/01/11 (E-mail de Agnes Rossana):

Bom dia Prof. Ítalo,

Primeiramente vou me identificar, afinal você tem muitos alunos.

Meu nome é Agnes, fui tua aluna na LFG fazendo o curso para o concurso da receita (analista). Morava em Campinas-SP.

Certo dia te mandei um e-mail porque eu havia tido um problema com meu pai e ele havia me dito que eu não era capaz de passar em concursos. Perguntei para você como eram as pessoas que passavam em concursos, o que eu deveria fazer e etc. Na verdade eu queria uma luz.

Você muito gentilmente levantou minha bola e me deu muita força. Sem você saber, você foi um dos grandes responsáveis pela força que eu tinha que tirar apesar de ouvir de pessoas próximas e amigos que eu nunca chegaria a lugar nenhum.

Fiz a prova da receita e por 1 questão não fui para segunda fase. Fiquei triste, chorei e me perguntei se eu realmente era capaz.

Peguei minha raiva e a coloquei nos estudos. Após a prova da receita prestei mais dois concursos: FUNAI e TRF de Porto Alegre.

Passei em ambos e bem colocada (fiquei em 9 na FUNAI e 27 no TRF). Pude levantar a cabeça e dizer para mim mesma: vc fez 416 candidatos/vaga ... vc é capaz!

Meu namorado, vendo minha dedicação, largou o emprego e começou a estudar para ser auditor do trabalho.

Eu dava aula de estatística para ele e ele me dava aula de algumas matérias de Direito.

Por escolha da vida ele passou como Auditor do trabalho, fazendo 1.136 candidatos/vaga, e conseguiu vir para Dourados-MS. Eu como havia passado no concurso da FUNAI, consegui escolher Campo Grande-MS. Agora ficamos somente a 200 km de distância e ambos concursados Federais.

O chefe dele disse que dando os 3 anos que a lei determina, ele poderá ser removido para Campo Grande, porque Campo Grande e Dourados são praticamente um time só.

Hoje olho para traz e agradeço ter ficado fora do concurso da Receita. Não que o salário e a satisfação de passar em um concurso deste calibre não seja uma vitória ... mas vejo que o destino tinha algo reservado para mim.

Hoje sou noiva e nosso casamento está marcado para dia 22 de outubro de 2011. Temos uma renda família bem considerável; tanto eu como ele moramos em uns dos melhores bairros da cidade; temos uma vida muito confortável; viajamos bastante e vamos fazer a festa de casamento que sempre sonhei.

Você deve estar se perguntando por que estou te mandando este e-mail se nunca te vi pessoalmente. Pois eu te digo:

Hoje sonhei que eu havia te encontrado na LFG e que eu queria te agradecer por ter acreditado em mim. Quando acordei me dei conta de que eu poderia fazer isso, e agora estou aqui ... te agradecendo por ter sido meu professor!

Lembro-me perfeitamente quando vc nos mostrou o Brasão da república que você tem em sua carteira funcional. Quando recebi a minha fiquei emocionada e mais uma vez lembrei de você.

Um beijo enorme de sua ex. aluna



Em 19/01/11 (Resposta do Prof. Ítalo Romano):

Olá Agnes,

PARABÉNS!!!! MIL VEZES PARABÉNS!!!!

Lembro de seu e-mail relatando sua dificuldade naquela época. Agora tudo aquilo é passado e o futuro reserva muita felicidade para você e seu noivo.

Fiquei muito feliz em saber de seu sucesso e se eu for convidado para o casamento, acabo aparecendo!!!!rsrsrsrs

Abraços e parabéns novamente,

Ítalo Romano


Em 20/01/11 (E-mail de Agnes Rossana):

Obrigada professor.

Muito sucesso para você.

Ahh e caso vc não saiba tem uma comunidade no orkut que se chama "sou aluno do prof. ítalo" eu estou lá!!! Firme e forte hehe.

Beijão


 Em 26.09.2012 (E-mail de Agnes Rossana):

Prof. Ítalo, meu nome é Agnes Magalhães. Fui sua aluna na LFG. Passei em 2 dos 4 concursos que prestei. Assumi na FUNAI em Campo Grande-MS. Suas aulas foram muito importantes, mas o mais importante foi o que vc me falou por e-mail. A força que você me deu na hora do desespero. Na hora que todo mundo falava o tempo todo: "Você não vai passar. Concurso é coisa para gênio”.

Você mudou a vida de uma família. Eu acreditei em mim e segui firme. Passei no concurso e peguei muito no pé de meu namorado para ele estudar tb. Ele passou como auditor do trabalho tb no Mato Grosso do Sul e nos casamos um ano após a posse. Meus pais gostaram tanto de Campo Grande que resolveram se mudar para cá. Ou seja, 4 pessoas saíram de São Paulo para se mudar para Campo Grande, td por causa da minha fé, que ficou mais forte por causa de suas palavras.

Eu sempre sonhei conhecer Salvador e agora conseguirei.  Eu, meu esposo e meus pais estamos indo para Salvador agora em Novembro de férias. Eu ficaria muito feliz em poder te agradecer pessoalmente. Você se importaria?

Beijos com carinho.


Em 27/09/2012 (Resposta do Prof. Ítalo Romano):

Olá Agnes, lembro de você!!!! Que coisa boa!! Olha, fico imensamente feliz em saber que de certa forma contribui para a FELICIDADE de uma família!!! MASSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Em novembro, entre em contato, será uma prazer conhecer a todos. Meu telefone é : XX XXXX XXXX. Posso compartilhar sua mensagem com outros alunos a título motivacional???


 Em 27.09.2012 (Resposta de Agnes Rossana):

Poxa professor, que bacana que você encontrou este meu e-mail. Pode compartilhar minhas mensagens com seus alunos sim. Eu ainda continuo na luta para ser auditora. Coloquei isto na minha cabeça ... mas agora quero SEFAZ MS porque amo Campo Grande e não quero sair daqui. Quando eu passar (e vou passar pq estou estudando para isto e não tem nem previsão de edital ainda) eu vou ter um cargo mais respeitável perante concurseiros e gostaria muito de dar aulas motivacionais (nem sei se existe isto direito rs), mas quero ajudar aqueles alunos que estejam sentindo o que eu sentia e quero que eles venham a sentir o que eu senti quando passei.

Sabe ... um dia me matando de chorar pq eu não conseguia entender contabilidade, meu marido (namorado na época) me abraçou para eu me acalmar. Naquele momento eu olhei bem para ele e disse: Nós vamos passar nos concursos, nós vamos sair desta pindaíba, nós vamos fazer a festa de casamento dos meus sonhos e na hora que eu entrar na igreja e te ver me esperando lá no altar eu vou pensar "nós conseguimos".

Eis que este momento aconteceu e uma amiga (que nem sabia desta história) tirou a foto bem na hora. Depois na hora da Ave Maria eu tive que me segurar para não chorar, pq naquela hora começou a me vir na mente td o que se passou. Não foi fácil viu professor ... Não foi questão de passar ou não em uma prova e sim de provar para mim mesma que eu era capaz.

Vou te ligar sim ... fiquei muito feliz em receber tua resposta.

Ah...caso vc queira rir um pouquinho rs, segue a homenagem que meu marido fez para mim e que passou no meio da festa de casamento...afinal...vc tem um pouquinho de culpa deste momento ter acontecido, né? rs....beijão






Em 27.09.2012 (Resposta do Prof. Ítalo Romano):

Sensacional!!! Adorei!!! Agnes, vou publicar a sequência de nossos e-mail para servir àqueles que estão ainda na caminhada para passar em concursos públicos. Show!!!! Adorei o vídeo!!!

_______________________________________________________________________________


Olá professor! Boa noite.

Lembra-se de mim? Cleyton Fernandes de Campo Formoso-BA?

Gostaria de agradecê-lo por todo o incentivo que o sr. passou para mim nos momentos de estudo diário, cansativo, difícil. Lembro-me do primeiro dia que entrei na LFG, sem saber o que significava a palavra "edital". Isso foi em dezembro de 2010. Hoje eu agradeço a Deus por ter tido a sabedoria de investir o pouco que recebi na rescisão de um contrato de trabalho no curso LFG. Assisti a primeira semana que era de graça (rsrs) e na 1° aula advinha quem era o miserável do professor? Ítalo Romano! No primeiro dia de aula absorvi muitas informações que nem fazia ideia que existiam ... o sr. faz o Direito Previdenciário ficar "sopa no mel".

Hoje, professor, estou trabalhando na CEF (nada a ver com o direito previdenciário, mas credito na sua conta uma parcela enorme na concretização desse objetivo rs). Infelizmente ou felizmente o sonho do INSS não foi concretizado, talvez nem venha mais a ser porque quando entramos nesse mundo de concurso nos deparamos com uma infinidade de outras oportunidades. Mas gostaria que o sr. Soubesse que por sua causa hoje ocupo um emprego público federal e tenho perspectivas de ir além. O seu trabalho é capaz de mudar o destino das pessoas para melhor!

Realizar sonhos não tem preço, né?

A vida está corrida demais rsrs. Poderia contar a minha história ou tecer milhões de elogios ao Sr., mas tenho que arrumar as malas para mais uma semana de trabalho numa cidade  vizinha... Depois que passamos em concurso os "problemas" só mudam de nome, mas continuam a existir rs.

Aquele abraço e muito obrigado por tudo!

Deus o abençoe!

Autor: Cleyton Fernades
15/10/2012

_______________________________________________________________________________


Oi professor! Olha eu de novo aqui! Quero dividir a minha felicidade com quem me ajudou a chegar até aqui! Domingo fiz a segunda fase do ATRFB... O tema foi tranquilo, consegui me concentrar e escrever direitinho. Agora é pensamento positivo e esperar! Mas, novamente, estou me sentindo muito bem!

Independente do resultado, fiz uma boa prova e dei o meu máximo, sai com a sensação de dever cumprido. E sabe aquilo que você fala? Se a aprovação vier, será justo. Então, é isso ... é essa sensação que me deixa feliz e em paz comigo, pois sei que fiz o melhor que podia! Enfim, estou de coração aberto para o resultado que vier ... as coisas, muitas vezes, não acontecem no tempo em que nós queremos e, sim, no tempo em que Deus sabe que estamos preparados para recebê-las. E é assim que estou, preparada para receber aquilo que for melhor pra mim! Por isso, estou reenviando meu depoimento "Desabafo de uma concurseira", pois quando eu escrevi estava de coração aberto e com toda a emoção que estou sentindo agora de novo. E independente do meu resultado, é isso que quero passar para quem ler este texto: que todo esforço e dedicação valem à pena! E se a gente acredita e faz o melhor, a nossa hora vai chegar!

Bom, é isso professor, seu quiser, pode publicar meu depoimento. Espero que ajude meus colegas! Obrigada pela motivação que nos passa, pelo seu trabalho bem feito, pelas suas aulas e pelo exemplo que é. Que Deus te ilumine sempre e que você possa ajudar cada vez mais aqueles que se espelham em você!

Abraços e fique com Deus.

Autor: Natália.
23/10/2012

_______________________________________________________________________________


Oi Prof. Ítalo,

Se me perguntar o porquê resolvi te escrever, a resposta é: não sei. Simplesmente, tive vontade de dividir meus "sentimentos concursísticos" com alguém com mais propriedade sobre o assunto.

O ponto de partida para este e-mail foi a leitura do depoimento de uma ex-aluna no seu Blog (a Agnes). Gosto muito de ler sobre notícias e relatos de quem já passou por esta caminhada dos concursos públicos. Me emocionei muito com a história da Agnes porque me identifiquei com a trajetória dela.

Aliás, sempre digo aos mais próximos, que ando muito sensível ultimamente. Estudar para concursos não me engrandeceu somente em conhecimentos específicos, mas também me engrandeceu como pessoa. Me fez repensar muito sobre a vida, escolhas, capacidade, sonhos, pessoas...
Estava me preparando para a prova de ATRFB, realizada agora dia 23/09, quando um amigo me perguntou como eu estava me sentindo. Não sei ao certo em qual sentido ele queria saber, eram tantas coisas que eu estava sentindo (e ainda estou). Mas minha resposta foi uma só: optar por estudar para concursos foi um divisor de águas em minha vida. Independente do meu resultado, aprendi muito nesses meses de estudo e cresci muito como pessoa por tudo que tive a oportunidade de viver.

Vou contar brevemente minha história...

Tenho 27 anos, sou farmacêutica-bioquímica, formada desde 2008. Sou do interior de SP e me mudei para a cidade de São Paulo em agosto 2008 para fazer estágio e assim poder concluir a graduação. E por lá fiquei durante quase 3 anos e meio, trabalhando na mesma empresa. Fiz poucos grandes amigos e trago grande bagagem dessa fase. Foi necessário passar por São Paulo para chegar à grande decisão da minha vida: estudar para concursos públicos. E foi uma decisão muito bem tomada e pensada por quase 1 ano.

Minha irmã mais velha é concursada da RFB, passou no concurso ATRFB em 2006. Depois da trajetória dela, minha família sempre me incentivou a estudar para concursos e minha irmã passou a ser meu grande referencial. Mas eu precisava viver o outro lado para poder fazer a minha escolha. A vontade de estudar deveria partir de mim mesma. E por isso digo que São Paulo foi essencial para isso. Amadureci, vivi o que precisava viver, busquei coragem e senti que deveria dar um novo rumo à minha vida. E que ninguém poderia fazer isso por mim, eu mesma tinha que encarar o meu medo e ir à luta. No final do ano passado, tirei férias para colocar minhas ideias no lugar. Não comentei nada com meus pais para que eles não criassem nenhuma expectativa. Conversei bastante com a minha irmã e ela, sempre muito centrada, me ouviu, dividiu comigo suas experiências, mas se manteve imparcial, apesar de eu saber qual era a opinião dela (claro que ela queria que eu estudasse, e mais, quando me matriculei no cursinho este ano, ela também se matriculou, como forma de me incentivar e de ela voltar a estudar, agora para ela tentar o concurso de Auditor. Minha irmã é uma guerreira. Eu a admiro muito. Um dia conto a história dela também).

Voltando à minha decisão... Foi então, durante as minhas férias, numa tarde de domingo, peguei um livrinho espírita que estava circulando pela minha casa e o li em alguns minutos. Parecia que cada linha havia sido escrita para mim. Senti algo muito diferente, uma paz. Sei que foi a resposta para todas as minhas orações (eu vinha pedindo muito a Deus que me guiasse nas minha escolhas). E foi quando tive certeza do que iria fazer.

Confiante de que tudo iria dar certo, tomei a decisão de voltar para o interior e iniciar os estudos. Comuniquei meus pais e minha irmã, e eles me apoiaram incondicionalmente; e, assim que retornei de férias, pedi demissão. Não tive dúvida em nenhum momento. E encarei com respeito e humor as mais diversas opiniões sobre minha escolha. Eu era apenas uma analista dentro de uma grande empresa, mas meu trabalho era muito bem visto e as pessoas acreditavam no meu futuro ali. Mas eu não tinha dúvidas, sabia que tudo iria dar certo, pois eu não estava sozinha. Deus estava me iluminando, os anjos de luz estavam me amparando e minha família me apoiando em tudo.

E tem sido assim até agora. Estamos caminhando todos juntos e esta será uma vitória de todos nós, na hora em que estiver preparada para viver a etapa seguinte da aprovação. Tudo está dando certo: fiz o cursinho regular, terminei a tempo para iniciar o Reta Final e fiz uma boa prova. Agora estou na expectativa do resultado.

E reafirmo: estou me dedicando para obter minha aprovação, mas independente disso, me sinto uma pessoa muito melhor pela experiência que tive nesses meses de estudo.

É incrível como o mundo dos concursos é fascinante ... desde o estudo, o que me tornou uma pessoas mais antenada, até os amigos que a gente faz, as histórias que a gente vive. Eu realmente acho que encontrei meu caminho. Sinto prazer em ler histórias como a da Agnes e tantas outras. Dá uma carga de motivação, um gás pra continuar na caminhada e dá muita vontade de ajudar os outros colegas. É uma troca muito grande. Só tenho a agradecer a Deus por me permitir viver tudo isso e aos meus pais e minha irmã por serem tão generosos comigo. Eles me ajudam diariamente, me apoiam, me incentivam.

A vida é mágica e é preciso muito pouco para descobrir isso. A minha escolha de estudar tem exatamente a ver com isso: ter um trabalho que me permita planejar uma viagem, uma vida confortável, dar estudo aos meus futuros filhos, estar perto de minha família, curtir meus pais, minha sobrinha que está para chegar... Espero não deixar esse mundo de concursos e poder estar sempre disposta a aprender mais.

Quero agradecer pelo trabalho que faz por nós concurseiros, pela dedicação em ajudar aqueles que estão na caminhada pela aprovação. É muito bom dividir esses sentimentos com pessoas que entendem o que a gente diz, com pessoas que se importam e dedicam horas de suas vidas para nos motivar, incentivar, nos ajudar a realizar os nossos sonhos.

Deus tem diversos anjos nos orientando aqui. Você e outros professores e orientadores são exemplo disso.

Com certeza (lembrei de uma coisa agora...rs, vou fazer uma obs no final), logo poderei dividir a história da minha aprovação e tudo de bom que isso vai trazer para a minha vida!

OBS: sempre quando falo “com certeza”, lembro das suas aulas e da famosa Juju. “Logo, com certeza, serei recompensada, serei vitoriosa, dedicação, disciplina”. Além de me ajudar nos estudos, essa frase virou meu lema de vida! Parabéns para a Juju. Muitas vezes eu voltava do cursinho para a minha casa repetindo essa frase pelo caminho, acreditando que a recompensa pelo meu esforço valeria a pena.

Quem sabe um dia não te agradeço pessoalmente e dividimos mais histórias!

Um grande abraço e fique com Deus.

Parabéns pelo seu trabalho!

Autor: Natália.
23/10/2012

_______________________________________________________________________________


Olá Ítalo! Tudo bem?

Fui sua aluna no regular fiscal LFG, do inicio desse ano.

Vou contar um pouco minha história, pois leio os depoimentos que você posta e me identifico muito e é muito bom podermos compartilhar nossas experiências com pessoas como você, quem sem dúvida nos ajuda muito!

Você é um grande incentivador para meus estudos, sempre leio seu blog, seus post no FB.

Meu primeiro concurso foi o de Analista da RFB, não passei para 2ª fase, mas iniciei meus estudos há apenas 5 meses, fiz 128 pontos, acho q nem fui tão mal pelo pouco tempo de estudo! Em direito previdenciário só errei 1, graças a você!

Sou Química, me formei em 2006 na Unicamp, até 2011 sempre trabalhei na área, no final do ano passado me casei e eu e meu marido nos mudamos de cidade (sou de Campinas-SP, hoje moro em Assis, interior de SP), por conta do novo emprego dele, foram muitas mudanças radicais, casar, mudar para uma cidade ondem não conhecíamos ninguém foi muito difícil. Ia fazer mestrado, mas não deu certo, depois de muito refletir sobre minha vida resolvi iniciar meus estudos para concurso publico, todo dia tinha dúvidas sobre minha decisão, afinal gosto muito da área em que me formei e largar da química para estudar Direito é realmente muito complicado! Mas pela estabilidade, remuneração, achei que ser funcionária publica iria me dar uma estabilidade, tranquilidade que o ramo privado não nos permite ter.

E hoje acordei desanimada, sem ver muito sentido na minha vida, quando entro no Facebook e vejo o depoimento da Natália, farmacêutica-bioquímica, muito próximo da minha formação de Química. O depoimento dela me deu um ânimo muito grande! Que realmente é difícil essa fase de estudos, dedicação total, mas pela recompensa que terei vale a pena!

Vou seguir nos meus estudos, pois sei que vou passar, basta ter disciplina e força de vontade!

Obrigada professor!

Abraços

Autor: Heidi.
24/10/2012 
_______________________________________________________________________________


Pessoas queridas, família amigos, professores ...

Quero anunciar que passei no concurso do ATA-Ministério da Fazenda! Estou muito feliz e agradecida a todos que de alguma forma contribuíram no meu sucesso. Sei que esse é apenas um passo na minha carreira pública. Ano que vem me formo como Administradora Pública pela UFSC e essa aprovação é sem dúvida a coroação de um sonho que não foi apenas sonhado, mas também trabalhado... dias e dias de muita dedicação, determinação, choros e muito MUITO estudo.

Aos meus amigos, meu sincero agradecimento por compreender tudo que eu abandonei nesse tempo, prometo recompensá-los! Perdi festas, viagens e até o meu próprio aniversário ... Mas, hoje diante da tela do computador, com o meu nome lá em vigésimo quarto, havia 19.000 candidatos, eu vi que valeu demais a pena.

Aos meus professores da rede LFG, da web e também os da universidade meu maior agradecimento. Esse mérito é muito de vocês também que não medem esforços para ajudar os alunos.

Meu pai, Manoel Neves Mendes ... sem palavras, você já sabe a admiração que sinto por ti. AMO VC! Também minhas irmãs Manuela Mendes e Jéssica Mendes Guarani Kaiowá que sem dúvida me apoiaram e não permitiram que eu desistisse ...

AGORA É CONTINUAR NESSE CAMINHO SEGUINDO MINHA VOCAÇÃO QUE É DE TRABALHAR NA ESFERA PÚBLICA PARA CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA COM MEU AMADO PAÍS.

Autora: Gabriela Vieira Mendes.
21/11/2012
_______________________________________________________________________________


Olá! Prof. Ítalo,

 Tudo bem? Estou contente em escrever para o sr. para dar a notícia de que fui APROVADA no concurso do Assistente Técnico-Administrativo do Ministério da Fazenda para o estado de São Paulo .... minha colocação foi 38ª das 133 vagas.

Precisava compartilhar essa alegria com o senhor, afinal suas aulas, seu alto astral, sua amizade virtual, sua cumplicidade com nosso esforço e sua solidariedade para com as "causas concursisticas" ....kkkk....etc são grandes inspirações e motivação para estudar e continuar estudando acreditando que é possível ser aprovada em concurso público.

Professor o senhor é um ser humano especial! Valeu mesmo! Obrigada.

Autora: Ana Takami.
21/11/2012
_______________________________________________________________________________


Estou muito feliz! Quero, através dessa simples mensagem, externar toda minha felicidade para com essa demonstração de carinho que recebi e tenho recebido ao longo dessa caminhada. Tenham certeza de que o apoio de cada um de vocês foi muito importante em todos os momentos da dedicação que se fez necessária.

Às vezes não era tão fácil ver as horas virarem dias e os dias virarem semanas, estando sempre rodeada "apenas" de livros. Em tantas outras vezes, não era menos difícil dizer "não" à vontade de estar presente com pessoas que sempre se fizeram tão presentes ... A disciplina foi uma peça-chave, isso é fato. O que só aumenta a responsabilidade e a auto cobrança. Posso dizer que ambas na medida certa levam você a obter resultados incríveis advindos de você mesmo. E nessas descobertas é que vemos quão longe se pode chegar quando se tem a confiança como a aliada e o otimismo como fiel companheiro.

Agradeço a Deus em primeiro lugar em tudo na vida, à minha mãe que é minha vida em tudo que sou, e a todos vocês que são tudo que tenho de bom nessa vida!

Para o professor Ítalo:

Mais uma vez muito obrigada por tudo que me repassou à distância e que me fez seguir sempre em frente em meio às noites e madrugadas de estudo...

As suas aulas e as palavras de motivação foram igualmente primordiais e me fizeram companhia ao longo desses +/- 7 meses!

Quem sabe não aparece uma vaguinha pra essas bandas maravilhosas da sua terra e eu consigo agradecer-lhe pessoalmente?! rsrsrsrsrsrsrs

Um grande abraço e que Deus abençoe todos os dias de sua vida!

Autor: Bárbara Fortunato
02/11/2012

_______________________________________________________________________________

Professor,

Vim deixar meu depoimento sobre minha experiência de concurseira. Sempre lia os depoimentos de quem tinha passado ou ouvia você contando as histórias dos aprovados na aula e pensava: Um dia será a minha!!! Este dia chegou ... fiquei em 45° lugar para Auditora da Receita Federal ... e não foi fácil, mas eu faria tudo de novo!!

Há cerca de 2 anos resolvi largar a minha profissão, sou formada em Agronomia, tinha acabado de terminar meu mestrado e me preparava para ir para o doutorado...Só que há algum tempo eu já lutava contra o sentimento que tinha de ter escolhido a profissão errada ... aquilo não era pra mim ... mas é muito difícil admitir que você investiu 7 anos da sua vida em algo que não gosta, não leva jeito ... foi muito doloroso ... Meu namorado, na época, hoje meu noivo, tinha sido aprovado no concurso de 2009 para auditor e sempre me falava para estudar para a Receita que ele tinha certeza que eu passaria ... Mas abandonar tudo que eu havia feito era muito pesado para mim ...

Então um dia, depois de dar muito murro em ponta de faca, resolvi abandonar tudo e encarar a jornada de estudar para concursos ...

Me mudei de Curitiba para uma cidade pequenininha na fronteira com o Paraguai, onde meu noivo estava morando e passei a estudar 10 horas do meu dia ... de 2° à sábado e as manhãs de domingo.....

Quando eu pensava em tudo de que estava abdicando para ficar ali sentada lendo, eu lembrava de suas histórias ... de não poder ir no casamento de seu melhor amigo, da sua esposa não poder ir cortar o cabelo e você mesmo cortou hehehe só quem passa por isso entende ...

Aí em fevereiro de 2012 veio a primeira conquista, passei para técnico do INSS ... senti um peso enorme saindo das minhas costas, pois ninguém entendia o que eu havia feito ... largar tudo assim e SÓ estudar, como as pessoas dizem né ... a minha aprovação no INSS foi a minha resposta!!

Comecei a trabalhar em junho numa agência a uma quadra da minha casa ... então, em julho saiu o edital da receita ... todo mundo me dizia que eu era maluca de ter tomado posse no INSS que seria difícil de eu passar, ainda mais tendo só 200 vagas ... depois, quando escolhi fazer para auditor, todo mundo me disse que eu era maluca, as duas provas no mesmo dia e eu arriscando deste jeito ... mas, eu pensava: Eu vou passar, mesmo trabalhando, mesmo meu horário de estudo tendo caído pela metade ... eu estava exausta ... Mas, eu estudei todos os dias, sábados e domingos, até meia noite, uma da manhã ... e agora eu cheguei lá ....

Conclusão que tiro disso:
1° nunca é tarde para mudar de caminho;
2° se você se jogar de cabeça ... a vaga é sua ... pode demorar mais de um concurso, é claro ... mas, a sua vaga estará lá te esperando ...

No início parecia tão impossível, tão incerto ... mas sigam em frente porque não existe sensação melhor do que ver seu nome na lista ...

Muito obrigada, professor!!! Pelos ensinamentos, pelo bom humor, pelo incentivo ...  nunca vou esquecer de quando tinha aula sua nos domingos de manhã no LFG e eu saia de lá revigorada ... com as baterias recarregadas ... é incrível o que você consegue fazer!!! Parabéns!!

Autor: Lorena de Miranda Mazza
02/11/2012

_______________________________________________________________________________

No começo desse ano fiquei em 4º lugar no concurso do INSS para 3 vagas, tendo feito a mesma nota do 3º colocado e um ponto a menos que o 1º. Fiquei fora por critérios de desempate. Foi uma "porrada" forte que eu tomei, principalmente porque já tinha acontecido a mesma coisa em outro concurso. Mas continuei estudando e confiei em Deus. Sabia que Ele estava guardando algo melhor pra mim.

Hoje saiu o resultado da Receita Federal. Passei pra Analista Tributário!!!!!! Estou muito feliz mesmo!!

Queria agradecer a Deus, meus pais, minha namorada Ana Elisa Pato Salgado e a quem realmente torceu por mim!!! Gostaria de agradecer também aos professores, importantíssimos nessa conquista, especialmente ao Roberto Caparroz de Almeida e ao Ítalo Romano!!!

Autor: Murilo Alves Avelar
02/11/2012

_______________________________________________________________________________

Professor!!

Passei para ATRF!!!

Obrigado pelo incentivo, ensinamentos e apoio! Você sempre conseguiu dar um alto astral em suas aulas! Quando eu estava desanimado, suas palavras de alegria e de incentivo me ajudaram a não desistir e persistir para chegar ao meu objetivo, que, hoje, é o primeiro dos próximos que virão! Obrigado por tudo!

Abraços, Tiago.

Autor: Tiago Maia de Oliveira
02/11/2012

_______________________________________________________________________________


Professor, querido, lembra de mim do LFG CURITIBA?

Conhecemos o senhor e sua amada esposa esse ano..Aliás, quase invadimos o banheiro masculino para conhecê-lo, lembra? rsrsrsr

Então, passando aqui para dizer que ATRFB deu certo.. Posição aproximada: 180-200, dependendo dos critérios de desempate.


Pois bem, quero agradecer tua dedicação e carinho para todos nós concurseiros. No concurso de 2009 gabaritei Dir. Previdenciário e nesse só errei uma questão. E detalhe: APENAS COM AS SUAS AULAS NO LFG. Havia 3 anos que eu não pegava na matéria, pois meu foco são os fiscos estaduais e municipais.. Então, só para ver como as tuas aulas são fundamentais...

ATRFB certamente não é o meu fim, mas o orgulho de passar em mais um concurso da ESAF, e agora da Receita Federal, não tem preço..

Valeu, querido professor..

Autor: Paulinha Marcon
02/12/2012

_______________________________________________________________________________


Prezado Prof. Ítalo Romano,

Tudo bem com o senhor? Bom, me chamo Fulana e tenho 23 anos. Acabei de me formar em Relações Internacionais. O curso, apesar de gostar muito, não me oferece muita oportunidade de emprego, ainda mais na minha região (sou de João Pessoa/PB) e notei que precisava ficar aqui mais um pouco, até porque a minha mãe já não tem a mesma saúde de antes e eu decidi que não me mudaria porque isso acarretaria alguma despesa financeira para ela. O fato é que, ao me formar, eu não sabia o que queria fazer da vida. E sabia: queria ser diplomata, mas nas condições que eu estava (e estou), não tenho como me preparar para tal.

Foi ai que eu decidi levar a sério o mundo dos concursos. Já tinha prestado alguns, mas sem muito interesse, apenas “me enganando”, acreditando que um dia chegaria a minha vez por pura sorte. Nisso, em 2012 fiz matrícula no Reta Final da LFG para analista da Receita Federal. Veja só que ingênua! Nunca tinha parado para estudar administrativo, constitucional, tributário, previdenciário e resolvi tentar logo o concurso da Receita Federal. Como previsto, não passei. Mas até que essa dedicação “meia boca” (porque também estava estudando para uma prova de mestrado na época) me rendeu uma pontuação boa, mas devido à nota de corte em Contabilidade e Raciocínio Lógico não consegui ir para a segunda fase.

Tinha a prova de mestrado que eu falei acima e que eu realmente queria ter passado, mas por 3 décimos não fui aprovada...

Até que eu passei uns dias mal, com depressão, sem rumos na vida. Fui a uma banca de jornal e comprei o jornal “Folha Dirigida”, e ele me falava de um concurso para o INSS nível superior que está para acontecer 2013. Era a minha chance! Tenho uma tia que trabalha lá e sempre me fala muito bem. Entrei em contato com a unidade da LFG e me disseram que tinha aberto uma turma há duas semanas, e aí começou a minha nova jornada. Dessa vez, estou completamente focada: todo o dinheiro que gastaria com roupas e viagens de fim de ano, investi em livros e curso. O meu tempo agora é completamente dedicado aos estudos. Ok, a preguiça bate de vez em quando e eu largo tudo e vou assistir tv, mas logo me sinto culpada e volto pra mesa.

Confesso que estou te escrevendo porque quero ser a nova Agnes, haha. Felizmente, não tenho filhos, não tenho marido, não tenho namorado (tinha um amor que só me fazia mal, mas desse eu já me livrei). Enfim, estou 100% entregue a este objetivo. Após o término do curso (o superintensivo para o INSS), iniciarei o regular da área fiscal, já que quero tentar novamente ser analista da Receita Federal (se sair algum edital em breve, eu já vou está relativamente preparada!). Fico com medo mesmo de algumas matérias que nunca vi na vida, mas estou disposta a aprender em nome de ter um bom cargo, um bom salário e garantir que a minha mãe tenha uma velhice super tranquila.

Esse novo comercial da Nike tem me dado uma bela força nos últimos dias: https://www.youtube.com/watch?v=KiDhb9Sf7zM

E é isto que eu estou fazendo: buscando a minha grandeza, construindo o meu destino. 2013 será um ano completo de renúncias: sem Copa das Confederações (amo futebol!), sem viagens, sem aniversários de amigas... Estou disposta a pagar o preço.

Enfim, fica aqui o meu “desabafo”, sei que você é bastante ocupado e talvez nem responda este meu e-mail. Digo-te que fico sempre motivada ao ler seu blog, sua fanpage no Facebook e assistindo às aulas. Não é fácil pegar um ônibus cheio por 40 minutos onde todo mundo está indo a praia e eu estou indo assistir aula.

Fica aqui o meu abraço, os votos de um final de ano cheio de paz e um 2013 cheio de realizações.

Espero voltar a te escrever com novidades boas ;D

Um grande abraço.

Autor: Anônimo.
07/12/2012
_______________________________________________________________________________


Andreza Ogaya
"Não sou muito de publicar no face, mas devo essa a todos os meus amigos!

Ítalo Eduardo, professor, tenho tantas coisas para falar, tantos agradecimentos a fazer que nem sei por onde começar… Acho que é bom pelo começo, né?!! Bem … fazia pouco tempo eu tinha voltado de uma jornada de três anos e meio de trabalho no Japão, e o objetivo desde quando resolvemos (quer dizer resolvemos vírgula, meu esposo resolveu, porque por mim tínhamos ficado lá, é um país maravilhoso, amo o Japão, acho não, tenho certeza a maiores e melhores lições da minha vida aprendi lá e agora com vida de concurseira, ensina muito), bom voltando … desde que resolvemos que voltaríamos ao Brasil eu dizia "Tenho cinco anos, este é o meu prazo limite para passar em um concurso público decente", mas dentro de mim pensava: "Cinco? Cinco é muito três, três são o suficiente?? Não!!! Andreza, você tem que passar em dois!!"

Então em novembro de 2010 fiz meu primeiro cursinho para o INSS, e, neste cursinho tem uma pessoa a quem devo agradecimentos, professor Osmar, de português; aliás, a ele já peço desculpas pelos erros que cometerei neste texto, olha eu que nunca tive dificuldades em português, mas ele me clareou tudo que eu achava que já era claro, ficou mais claro ainda, ele me deu segurança, logicamente ainda há muito o que aprender … mas, lá eu também conheci a pessoa que é responsável por muito desta minha conquista, Marcio Losilla Junior (amigo, amo você), e a conquista a que me refiro não é só aprovação não, é muito mais que isso, é o meu olhar para concursos. Ele quem me falou de você pela primeira vez, professor Ítalo, da LFG (minto, da LFG minha cunhada Renata já havia me falado) e então, o meu dia D foi quando Ana Carolina Bilche Gomide, depois da minha insistência, permitiu que assistisse ao aulão de previdenciário que o senhor fez em dezembro de 2010, se não estou enganada; Carol: "Olha, não pode, só tem dois amigos meus lá assistindo, mas porque eles são aluno e funcionária do cursinho", eu: "Por favor, por favor!!"

Quando entrei na salinha me deparo com Jerusa Casagrande, minha amiga a alguns anos, dos meus tempos de telefonista na FATEB e o Alexandre Gallo Pantchão, que já estudava questões com o Marcinho Losilla, lógico que assim que soube, ofereci-me, pedi para estudar com eles e inscrevi-me no próximo Intensivão INSS e me apaixonei pelo professor mais mais mais maravilhooooosoo. Antes mesmo deste dia a Jerusa já havia me passado e eu copiado, todas as anotações de aulas suas anteriores, mas de previdenciário eu não entendia bulhufas nenhuma (é assim que se escreve??). O senhor deve ter alguns emails meus dizendo "gostaria que desse aulas de todas as matérias" "aprender com você é divertido, animador, fácil, gostoso, infinitamente tudo de bom, você faz a gente se sentir capaz".

Neste cursinho conheci minhas amigas Flávia Perdiz e Andréa. Depois fiz também o cursinho de questões e continuávamos estudando em grupo, mas a essa altura só éramos eu, o Marcinhu e o Pantchão, pois a Jerusa já havia sido chamada no concurso do SESI SP, um pouco depois um grupo aumentou, vieram a Livinha (Lívia Moreno), o Tiago Valarini, a Bia Moimáz, e Cássia Helena Beltramini da Costa, estudávamos todos apertadinhos na secretaria do Legis, detalhe, atrapalhando nosso amiguinho Marcinhu trabalhar, aliás, foi ele que conseguia as questões nos sites, editava e mandava o material pra todos sempre, além de ser sempre incentivador e bem humorado, "o melhor do melhor do mundo"… Tem uma coisa também enquanto eles torciam para o concurso sair logo, eu rezava pra demorar pois não sabia nada, coitados do Marcinhu e do Pantchão aguentando minhas perguntas idiotas!!!!

Quando saiu o edital, já não havia mais unidade LFG em Birigui, então eu, a Flá e a Andréa fizemos o reta final em Araçatuba. Já ia me esquecendo, em Setembro de 2011 fui chamada para o concurso dos Correios, e a dúvida, assumo ou não?? Continuo estudando o dia todo?? Lá não tem LFG, lá não tem o "grupo dos malucos" rsrs e aí?!? Mesmo assim fiz todos os exames, no dia do último exame, ao chegar em casa, recebo uma ligação da prefeitura de Araçatuba me convocando para o cargo de secretária de escola!!! Resolvi assumir Araçatuba, mas pedi prorrogação na posse para ter mais tempo para estudar, afinal o edital estava para estourar. Assumi em vinte e um de novembro de 2011 e, comecei minha dupla jornada!!!

Professor, eu fiz tudo, mas tudo mesmo como o senhor orientou e um pouco mais!! Assisti todos os vídeos da contagem regressiva, fiz todas as leituras diárias que recomendou, fizemos infinitas questões, li seu livro, fiz trocentos mapas e colei na parede, e por falar, mapas não posso deixar de esquecer a Karol Baldo Concurseira, não a conheço pessoalmente, mas a admiro profundamente, tudo bem que ela nem sabe, mas acho ela uma pessoa esplêndida, generosa, uma de minhas inspirações!! Posso dizer que terminei o ano de 2011 com sentimento de dever cumprido, de ter feito o que tinha de ser feito, e mantendo-me estudando, passei o dia de ano novo, enquanto meus irmãos e primos jogavam sinuca, baralho, eu fazia as minhas leituras; como eu tinha tido dificuldades durante o ano pra estudar efetivamente todos os dias, eu estava muito feliz porque tinha conseguido um método próprio, é próprio mais ou menos, tinha um pouquinho do jeito de cada um dos meus amigos e dos depoimentos no face, do jeito de cada um estudar, eu consegui o meu!!!

No bendito dia doze de fevereiro de dois mil e doze lá vamos nós, eu com meu uniforme de prova (ah! esqueci de dizer que desde que passei em primeiro lugar no concurso do IBGE em 2010- para o qual estudei quando ainda estava no Japão) uso a mesma roupa em todas as provas que vou fazer kkkk, não sou supersticiosa, mas achei legal fazer isso) e com meus tercinho cor-de-rosa, presente da Cássia para cada um do grupo!!!! Também não sou católica, mas tenho fé em Deus, e rezo sempre. Saí da prova felicíssima, apesar da chata da FCC eu tinha gostado da prova, meus tropeços foi por minha conta mesmo, errei uma divisão tão boba e marquei o sinônimo quando tinha que marcar o antônimo, e essas duas me tiraram de dentro do número de vagas!!! Tentei voltar a estudar em seguida, mas não consegui. Somente me julho de 2012 que eu, Flá, Andréa, Bia e Livinha voltamos a estudar e focamos no Escrevente do TJ-SP. Quando já ia me esquecendo do INSS, começaram a surgir no grupo dos Excedentes a notícia dos quinhentos!!! Santo Deus!! Como me concentrar nos estudos?!! Graças a Deus consegui, fiz a prova no último dia dois e, não fui tão bem quanto gostaria, detalhe errei uma subtração simples e uma de português boba, boba, pra variar; mas talvez ainda vá para a digitação, outro detalhe, perdi meu tercinho no dia da prova, estou chateada com isso, quem sabe a Cássia me dá outro!!

Mas, Deus sabe o que faz e SEMPRE FAZ na hora certa, certíssima, minha NOMEAÇÃO não poderia ter saído em dia melhor!!! 20/12/2012!!! Fiquei olhando para DOU por um bom tempo … Quero agradecer as minhas amigas do trabalho que sempre acreditaram e torceram sempre por mim Marli Thomaz Larise Boaventura, Andréa Carla, @Gorett Maria, Sussu, Tati, Li, Márcia adoro vocês!! Em especial minha família que sempre tiveram certeza que eu conseguiria, mamãe, papai, irmã Kokozinha @Andréia Aiko Ogaya, meus irmãos @André André Ogaya @Alexandre Akio Ogaya, minhas cu's Katinha, @Diani Sasaki, Rê, Luciano e Betinho, meus sobrinhos lindos de viver, minha sogra Nina, nossa, essa tinha tanta certeza que eu seria chamada, na verdade, nem sei se era tanta fé ou se de tanto desejar, querer, torcer, a torcida virou fé, e eu acredito muito " o Universo conspira", obrigada a todos pela corrente positiva!!!

Mas por fim, não poderia deixar de agradecer ao meu esposo @Luiz Frederico, sem ele nada disso seria possível!!! Ele foi meu dono-de-casa, meu faxineiro, meu cozinheiro, meu contador, meu administrador rsrsrs!!! É sério!!! Foi tudo isso e muito mais, dando-me apoio, aguentando meus stress, minhas chatices, meus choros, etc etc … até aprendeu um pouco sobre concursos, agora mais por fim, enquanto eu estudava para o escrevente, ele se informava a respeito das 500, entrava todos os dias, várias vezes ao dia, no grupo dos excedentes, no blog do Hugo Goes … Obrigada por tudo, Anjinhu, por ser meu companheiro de todas as horas!!! A todos arigato gosaimasu!!!

(Ps. Prof Ítalo, ainda te perturbarei, vou estudar para TRT e depois AFT, preciso de suas dicas, com certeza estarei visitando o blog diariamente!!!) Deus obrigada por tudo!!! Pela existência de todas essas pessoas maravilhosas em minha vida!!! A luta continua!"

Autor: Andreza Ogaya.
24/12/2012
_______________________________________________________________________________



Em 05.04.2010 (1º E-mail de Leonardo) - Observem a data!

Prezado professor,

Encaminho este e-mail para compor o seu banco de dados de alunos que recebem notícias de Dir. Previdenciário.

Aproveito para contar um pouco da minha história:

Sou recém-formado em Engenharia Mecânica e funcionário do Banco do Brasil. Após me formar decidi tirar licença sem vencimentos no BB para estudar para concursos públicos. Inicialmente pensei em investir na área da Engenharia em concursos para Petrobrás, etc. Recentemente, a partir de fevereiro, influenciado por minha namorada auditora da Receita Federal e pela boa remuneração, passei a focar todos os meus esforços na área fiscal.

Estou gostando muito do curso no LFG, mas, de vez em quando, bate um certo medo por estar fora da minha área de formação e estar competindo com quem é da área...

Gostaria de te agradecer pela força e incentivo que você passa em suas aulas. Cada vez que saio de uma delas me sinto um verdadeiro leão para estudar e correr atrás desse sonho...

Parabéns pelas excelentes aulas!

Um grande abraço,

Leonardo Ribeiro



Em 06.04.2010 (Resposta do Prof. Ítalo Romano)

Olá Leonardo,

Não sei se você sabe, mas minha formação é Engenharia Química!!! Os engenheiros normalmente se adaptam aos estudos para concursos públicos, portanto dedique-se 100% aos estudos. Você verá que sua aprovação será apenas uma consequência.

Abraços, sorte e já cadastrei seu e-mail,

Italo Romano



Em 12.01.2013 (E-mail de Leonardo, agora aprovado na RFB)

Oi Professor Ítalo,

Passei no concurso para Analista da Receita Federal!!!!!! Estava de férias e voltei hoje. Não poderia deixar de mandar este e-mail para agradecê-lo. O fiz deixando no histórico um e-mail que você me mandou em 2010, no início da minha caminhada. Pois é, quase três anos depois, lendo seu livro, assistindo suas aulas no LFG, lendo os "materiais de incentivo" que você postou, eu fui acreditando cada vez mais que esse sonho era possível.... Que iria se realizar!

MUITO OBRIGADO!!! Não só pelas excelentes aulas, mas por nutrir os nossos sonhos!!!

Lembra-se da mandala do concurseiro? Pois é ... acho que funcionou. To mandando em anexo a que eu fiz em 2010 e colei na parede do meu quarto! Ela está aqui até hoje e vai continuar, porque ainda não atingi o meu objetivo que é ser AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL !! A luta continua...

Um grande abraço.

A gente se encontra pelos corredores da receita!!

Leonardo Ribeiro


Em 12.01.2013 (Resposta do Prof. Ítalo Romano)

Olá Leonardo,

SENSACIONAL!!!!!

Parabéns colega e rumo ao AFRFB ....

Abração e tudo de bom nessa nova etapa de sua vida,

Italo Romano

Obs. Gostaria de publicar nossos e-mails para motivar àqueles que ainda estão na caminhada.



Em 12.01.2013 (Resposta Leonardo Ribeiro)

Obrigado professor. Pode publicar... será uma honra!

Leonardo Ribeiro

_______________________________________________________________________________


Olá, como você sabe, após muitos dias de luta, Deus me proporcionou esta grande oportunidade de mostrar a todos que “TUDO É POSSÍVEL AO QUE CRÊ!”

Passei dias e noites, “ralando”, estudando muito, orando e pedindo a Deus que me ajudasse a conseguir conquistar um dos meus maiores objetivos, que era passar em um concurso público federal. Confesso que não foi nada fácil, mas sempre tive um aliado muito forte, Este que nunca me abandonou.

Eu nunca imaginava ter a capacidade de conseguir passar numa prova como esta, pois, achava que isto era só para os superdotados, ou seja, os mais conhecidos como “nerd’s”, mas não. Tudo começou com a grande mão amiga do meu grande tio Geazi (eita homem usado por Deus), este, foi a primeira pessoa quem me fez pensar que, assim como ele e seus filhos (servidores públicos federais), eu também poderia ter a capacidade para uma possível aprovação. De primeira mão, estava um pouco desanimado com isso, pois, como eu já namorava há muito tempo, não tinha muitos planos de sair de São João do Paraíso – MA tão cedo. A partir dali que eu comecei a meditar mais, saber que enquanto eu curtia aquela vidinha, outros estudavam e passavam em concursos públicos.

 Em um determinado momento, tive um dos maiores problemas da minha vida, que foi o término do namoro que eu gostava muito, pensei que nem iria agüentar o fardo, mas Deus, o Todo poderoso, jamais me desamparou, foi aí que meu amigo Renan Castro teve uma iluminada ideia de me tirar desta cidade, por enquanto, pra eu ir me distraindo com outras coisas. Resolvi ir morar com ele em Imperatriz, fui providenciando uns currículos pra tentar conseguir logo um emprego e sair de vez dessa vida, mas ainda não era minha hora, até entreguei em vários lugares, mas nada de ninguém me ligar, nada de emprego. A partir dali, surgiram boatos que logo, logo, abriria o concurso do INSS, mas eu já lembrava logo, que já havia feito alguns concursos, mas nada de aprovação, afinal, não me dedicava ainda pra estudar tanto. Logo falei com meus pais que já estavam abrindo vagas em cursinhos preparatórios para concursos públicos, assim eles já se prontificaram a me dar o total apoio, e sem perca de tempo já fui providenciando minha matrícula. Já se passava mais de um mês, e eu estudando relativamente bem, até achava que já estava fera mesmo, que estava pronto pra qualquer concurso (Risos), mas nada disso era na prática, acho que isso tava mais pra afobação de iniciante. Já no cursinho, eu ali sentado em minha cadeira assistindo aula, recebo uma mensagem (via sms) de meu irmão Walesson, dizendo que acabara de ver no Jornal Nacional a presidente Dilma em uma reportagem anunciando o cancelamento de todos os concursos previstos para aquele período. Fiquei muito nervoso, sem ação, mas logo me veio na mente pra pensar positivo, informei o fato ao professor, todos ficaram muito tristes, fui pra casa um pouco triste também, mas tratei logo de pensar o mais positivo possível. Imaginei logo: - Ahh, se isso aconteceu, é porque Deus permitiu, e se Ele permitiu que isso acontecesse, quem sabe não é minha chance de me preparar melhor? Logo me conformei com isso. Tratei de continuar estudando e não desistir do meu objetivo, ali muitos desistiram. Fui estudando, estudando, mas as coisas não estavam indo muito bem, resolvi fazer um cronograma de estudos pra eu seguir diariamente, neste cronograma eu adaptei todas as minhas atividades do dia a dia e principalmente os horários de estudos. Vinha à lista todas as disciplinas e leis cobradas no último edital, assim eu me controlava rigorosamente, e não é que deu certo!!

 Fui melhorando, e com aquela grande ajuda do Sr. Geazi Lopes, disponibilizou-me alguns materiais de estudos, fui vendo vídeoaulas, lendo muito, até resolvi abrir mão de um dinheiro que eu juntava a tempos pra  comprar minha moto, para comprar alguns livros e um notebook, gastei (pro meu orçamento) uma fortuna, mas ali eu já sabia mesmo que não era apenas um gasto, e sim um enorme investimento. Dias foram se passando, aí pronto, recebi telefonemas das agências de empregos, querendo que eu comparecesse lá que meu currículo havia sido selecionado, e olhe que alguns deles (telefonemas) eram pra bons empregos, mas recusei, disse que já tinha começado, então iria terminar, e entreguei nas mãos de Deus.

  Mais ou menos julho de 2011, tive a notícia que o concurso no INSS abriria no fim do ano. Nossa, foi uma alegria imensa, fui logo me ajeitando, tentando já sair mais na frente ainda. Parti para os sites e blogs de concurseiros pra ter uma noção de como me preparar melhor. A partir dali, até conversei com meus amigos mais próximos que diversão pra mim seria uma exceção, eu precisava e estava disposto a renunciar muitas coisas da minha vida, e assim fiz, deixei praticamente tudo (namoros, paquerava às vezes, mas bem pouco, deixei algumas diversões extras, academia, viagens e passeios, reduzi de sete para duas vezes por semana o futebol com os amigos) enfim, renunciei uma grande parte da minha vida social, afinal eu tinha uma meta, que era passar em um concurso público federal até o final do ano de 2012.

Dediquei-me 110% a este concurso, e ainda estava achando pouco. Estudava em média de 8 a 13 horas e meia por dia, alguns dias bem produtivos, outros não. Mas ia seguindo firme e bem disciplinado. Entrei novamente no cursinho, pela quarta vez, agradeço a Deus por meus pais nunca terem deixado de me ajudar. Ali (no cursinho) conheci meus grandes amigos de luta (Paulo, Diego, Willyas, Gleydson, Jorge, Duca, Suzy e outros...), ali trocávamos informações, materiais, e respirávamos o mesmo ar (concursos públicos). Quase perco outras amizades, devido eu não mais sair com meus amigos mais próximos, não ter mais tempo pra diversões, alguns entenderam, outros não, mas graças a Deus não chegou ao ponto de eu não tê-los mais como amigos. Enfim, eu tentava aproveitar o máximo de meu tempo, saía de casa às 06h20min pra ir à aula, que terminava às 10h30min, mas não pense que eu fazia como a grande maioria dos outros alunos, em ir pra casa, nada disso, eu ia direto pra uma salinha do cursinho disponível só para leitura, com um estilo semelhante a uma biblioteca, ficava lá até meio dia, ia pro almoço e voltava às 14h00min, ficava até as 18h30min, voltava pra casa, tomava um banho, jantava ou lanchava, e voltava de cara com os livros às 20h00min, ali estudava até as 23h30min, às vezes até mais um pouco, isso incansavelmente, pois, sabia que pra passar era preciso até mais que isso. Um dos pontos mais interessantes que tenho nesse período, é que eu tinha muita dificuldade em algumas disciplinas já cobradas nos últimos concursos do INSS, a que mais me preocupava era matemática, pois sabia que com essa dificuldade, eu já começaria com desvantagem em relação aos demais candidatos, sem contar as disciplinas de conhecimentos complementares (cobradas no edital do último concurso - 2007) que eram bem chatinhas. Mas com fé eu ia orando: - Senhor, tu sabes todas as minhas limitações, as minhas dificuldades, mas tenho certeza de que tu não irás me deixar ser inferior aos demais, que se for cair matemática, que não caia mais de cinco questões, que não caia também essas disciplinas que tanto me quebram a cabeça (conhecimentos complementares), que se for cair muita coisa de Direito Administrativo não caia Licitações e Contratos, pois, não consegui me aprofundar nesse assunto, e também quero que tu me prepares bastante pra essa tão temida prova feita pela banca organizadora do último concurso - CESPE/UNB.

Após certo tempo, saiu a autorização para o concurso, e um choque pra todos nós que já estudávamos, primeiro, porque não estava o número de vagas como eles sempre anunciavam (de 2500 vagas em todo o Brasil, reduziram para 1500), segundo,  tinham mudado a banca organizadora que todos nós estudávamos seus métodos de prova. Um choque mesmo, mas mais uma vez eu pensava positivamente: - Se isto aconteceu, foi porque Deus permitiu que acontecesse, então devo me conformar logo com isso e já me preparar para as provas da banca escolhida (Fundação Carlos Chagas). Sendo assim, fui me dedicando mais e mais.

Logo no final do ano abriu o edital, e uma surpresa: Não veio matemática (o meu pesadelo), não veio as disciplinas que eu achava muito chatas de se estudar (conhecimentos complementares), e pra fechar o ciclo, não caiu Licitações e Contratos (um assunto que não me dei muito bem também), fui logo agradecer ao meu Deus por ele ter ouvido as minhas súplicas, chorei de alegria, liguei pra minha família e contei tudo a eles. Nossa, eu já previa que seria minha vez mesmo, tantas coisas boas acontecendo e as que eu pensava ser ruins, seriam melhores do que eu imaginava.

Assim quando da abertura do edital, surgiu uma ação contra a abertura do concurso, alegando que deveriam chamar os excedentes do concurso passado, foi mais uma dor de cabeça pra mim, mais uma preocupação, eu me lembrava que se isso acontecesse, toda a minha preparação pra este concurso seria “jogada fora.” No mesmo momento em que vi a notícia, já abaixei minha cabeça na mesa a qual estava estudando e fiz uma oração: - “Senhor, se não for a tua vontade, cancela tudo e tira-me deste caminho, mas eu estou me preparando pra esse concurso há muito tempo, eu te peço Senhor, não deixe que isso aconteça, não quero perder essa batalha, mas se assim for a tua vontade, que a seja feita.” Dias após vi uma publicação de um Tribunal de Justiça indeferindo o pedido de cancelamento, logo fui agradecer a Deus por mais uma vitória, até me emocionei nesse momento.

Foi com mais fé que segui a jornada de estudos (de segunda a segunda), foi chegando o dia da prova, e muitos me ajudando e colaborando, alguns não, mas acontece com qualquer um que se prepara, sempre tem aquelas pessoas que te dão mais forças e algumas não.

Todos os dias eu passava em frente à agência do INSS de Imperatriz, sempre, sempre, sempre, eu profetizava: - “Em nome de Jesus eu vou passar neste concurso do INSS e trabalhar numa agência como esta.” E sempre que passava lá eu falava isso. Eu ia orando, lendo a Bíblia todos os dias e pedindo a Deus a minha aprovação.

Faltando uma semana pra prova, eu resolvi sair de casa e dormir durante toda a semana na casa de meu amigo Diego, que me ajudou bastante, ali estudávamos juntos, inclusive com a presença de meus amigos Paulinho e Willyas. Mas o que mais me alegrou e me confortou, foi uma atitude muito linda de meus pais, que um dia antes da prova viajaram de São João do Paraíso até Imperatriz, pra simplesmente orar comigo e meu irmão Walesson, que faria a prova também. Nossa, quando ali cantávamos alguns hinos da harpa, eu chorava tanto que só Deus sabe a alegria que sentia em meu coração, veio uma retrospectiva de tudo o que passei, de muitas dificuldades que tive nesse período, foi uma maravilha, uma motivação que só quem passa por isso é quem sabe, desejaram a nós uma ótima prova e foram de volta pra casa. Amanhecendo o dia (dia da prova), levantei um pouco cedo, pois sabia que muita coisa eu podia rever naquela manhã, não fui pelas dicas de alguns profissionais, que dizem que o ideal é descansar dois dias antes da prova, nada disso, eu fui pelo meu professor Italo Romano, estudei a manhã inteira, parei faltando mais ou menos uma hora e meia pra prova, banhei, almocei, e tentava ficar o mais tranquilo possível, levei água, uma barra de chocolate, tomei um remédio pra não dar sono (indicação do meu brother de luta Diego), como estava grande o calor,, molhei-me todo já no banheiro da escola que eu faria a prova, parecia um pinto molhado (risos), tudo isso pra nada dar errado na hora da prova, até falei com meus amigos que eu sairia daquela sala só quando eu terminasse a prova, que até mesmo sairia mijado, mas não levantaria para ir ao banheiro (risos). Fui logo tratando de escolher o melhor lugar, o mais ventilado, já fui tirando sapato, tentando ficar o mais tranquilo possível (eita cabra folgado [risos]). Depois de um tempinho, chegam os fiscais de prova, entregam as provas, e dão uma má notícia pra nós: - “Não é permitido o uso de qualquer relógio, e só avisaremos o horário restante de prova quando faltarem 30 minutos”, isso pra mim foi uma paulada na cabeça, pois, eu já tinha simulado bastante o tempo de prova, e sem saber do horário restante, saberia que me prejudicaria bastante, mas resolvi tentar me acalmar. Enquanto alguns reclamavam a situação, eu tapava os meus ouvidos e seguia respondendo a prova. Pra completar, uma garota ao lado me chama bem baixinho e pergunta algo, eu não entendi o que era, mas eu fingi que não a ouvi, imaginei logo: - “isso é o capeta querendo que eu converse pra nós dois sermos eliminados.” Resolvi nem olhar pra ela, segui fazendo o que devia, que era responder a prova. Confesso que fui muito prejudicado com isso, pois, em umas salas fizeram as tais restrições e em outras não. Foram muito injustos, mas logo que terminei de respondê-la eu já disse orando em espírito: - “Senhor, entrego tudo em tuas mãos, fiz o que pude pra dar certo, creio que fiz a minha parte, o restante é contigo, não vou conferir mais gabarito, não vou entrar com nenhum recurso contra possíveis questões com erros etc. Entrego tudo em tuas mãos e toda esta causa é tua. Logo, viajei para São João do Paraíso (cidade dos meus pais e onde eu morei dos meus 9 aos 21 anos), e sempre profetizando: - Senhor, eu sei que não fui como  planejei me sair nesta prova, mas eu creio no teu milagre, creio que tu és o Deus do impossível, e que tudo deu certo até agora, não me conformo que essa não seja minha vez, pois tudo vem dando certo, só falta a minha aprovação pra fechar de vez a minha vitória. Fui aguardando o resultado numa ansiedade enorme. No dia do resultado, 05 de março, fiquei de 11 horas até as 16h30min em frente ao computador, a todo instante pressionando a tecla F5 pra atualizar a página do site da Fundação Carlos Chagas (a banca que organizou o concurso). Resolvi ir comprar algumas coisas e arrumar minhas malas pra voltar para Imperatriz no dia seguinte, onde recomeçaria tudo, pra estudar desta vez para o concurso da Receita Federal, quando cheguei a minha casa, já fui falando pro meu irmão atualizar a página novamente, logo ele grita: -“Saiu Willami!”, eu vou lá correndo pra conferir junto com ele, nossa, assim que ele viu meu nome, jogou meu notebook no chão e gritou: - TU PASSOU!!!! E me abraçou. Caramba, eu fui aprovado, não conseguia acreditar, foi muita alegria, eu pulava, abraçava meu irmão, gritava : - GLÓRIA A DEUS!!!,  batia nas portas, pulava nas camas, e tentava ligar pra todo mundo de uma só vez, recebi tantas ligações, mensagens, desejando-me parabéns. Avisamos aos nossos pais, eles ficaram hiper felizes, só comemorávamos juntos. Rsrs;

No dia seguinte, eu muito feliz da vida, recebo mais uma notícia ruim,  meu irmão Walesson acabara de ver na internet que o resultado não era definitivo, pois, abriram um tipo de recurso nunca visto em concursos, este, era contra os resultados, caramba, fiquei super nervoso, não sabia o que fazer, a minha vontade era só de chorar, mas me veio à mente mais uma vez: “Eu não consigo crer que isso vá tirar minha aprovação, eu não me conformo, tudo deu certo até agora, creio que Deus não faz nada pela metade, que não é o homem para que minta, nem para que se arrependa, com fé em Deus isso não vai dar em nada.” Mais uma vez fiquei naquela ansiedade pelo resultado definitivo, isso me perturbava dia e noite, eu não conseguia dormir direito, mas continuei orando. No dia 27 de março, pela manhã, fui conferir no site da banca, estava lá: todos os pedidos de recursos foram indeferidos. Assim, os resultados se mantiveram da mesma forma que no resultado preliminar, nada mudou, e graças a Deus eu fiquei na mesma colocaçação (terceiro). Nossa, mais uma vez me emocionei, logo agradeci a Deus por mais uma vitória.

 Foi uma maravilhosa benção de Deus, um verdadeiro milagre, pois, ali se cumpria o que Deus tinha me prometido quando no momento de aflição: - “Muitos irão contemplar que “ Eu sou teu Deus.” E haverá um cântico de alegria em teus lábios. Quero que saibas o porquê dessas coisas tão difíceis: é que o teu adversário viu a tua vitória assinada!!!]. Nossa, não tenho dúvidas, foi Deus, somente Deus pode fazer tudo isso por nós.“ Não tenho palavras pra agradecê-lo por tudo o que Ele tem me proporcionado.

Isto foi um pequeno resumo de minha preparação, pois, se eu fosse escrever tudo bem detalhado, sairia um livro. Mas o principal motivo de eu ter feito tudo isso, é para que você veja o quanto foi importante sua participação nesta minha caminhada. Agradeço a você que participou, ajudando DIRETA OU INDIRETAMENTE, confesso que precisei muito de sua ajuda em todos os sentidos, pois, não foi fácil, como todos sabem que não é, cada detalhe foi importante pra mim, até mesmo uma palavra de motivação, ânimo, tudo era bem vindo.

Só tenho a lhe agradecer por tudo, meu muito obrigado, tenho certeza que todas as coisas boas que fizestes comigo, a ti serão bem recompensadas pelo Santo Deus. Estou muito feliz, agradeço primeiramente a Deus, logo após a minha família e aos demais que participaram do meu sucesso! Bendito seja você e toda sua família. Desejo o melhor desta terra a todos vocês.

Fica aqui o versículo que foi o meu atributo nesta longa jornada de mais ou menos um ano e meio de estudos pra este concurso:

Mateus: 21; 22: “ E tudo aquilo que pedires na oração, crendo, recebereis.”

Agora eu canto o hino que tanto almejei cantar, o hino em que me fez chorar por muitas vezes, quando eu ia estudar, eu ouvia ele antes para me motivar : “A minha vitória hoje tem sabor de mel.”

Louvado seja Deus! Muito obrigado por tudo.


Autor: Willami de Araujo Abreu.
16/01/2013

_______________________________________________________________________________



Caro Professor Ítalo,

Lembro-me de uma propaganda da Rede LFG na Faculdade onde cursava Administração de Empresas, e era para o concurso do INSS, isso foi no final de 2010, me interessei pelo curso e tranquei a matrícula na faculdade.

No primeiro dia de aula na LFG tinha um tal de Fontenele que tossia igual a um cachorro louco, pensei comigo: Será que esse cursinho é seguro? Será que aprova mesmo? Depois veio um tal de Professor Ítalo Romano e falou sobre a carreira de concurso público, achei o cara meio arretado, “virado no cabrunco”... Falava de um tal Raulzito que ficava no farol da barra olhando os navios e viajando parado...kkkk

Confesso que gostei de sua motivação e me animei para estudar, passei 2011 inteiro estudando na expectativa de sair o edital do INSS, foi muito difícil abrir mão da minha família, dos finais de semana e do convívio social.

Trabalhava de Agente de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Campinas nesse período e conciliava com os estudos, pois almejava trabalhar na área administrativa, enfim, chegou o ano de 2012 e prestei a prova do INSS, não passei, fiquei em 10º lugar, fiquei muito  triste, mas não desanimei, pois há vida após concurso público.

Almejava muito um cargo federal, como não deu certo prestei outros concursos, tanto municipais e estaduais.

Passei em vários concursos municipais, mas optei em trabalhar na UNICAMP- Universidade Estadual de Campinas, passei em 7º lugar em um concurso para a área administrativa, hoje estou feliz com meu trabalho, com o que ganho e  terminarei a Faculdade de Administração.

Quero agradecê-lo pelo incentivo, apoio e confiança, tive uma boa base na LFG que a carrego até hoje, agora posso dizer que vale a pena sofrer, chorar, persistir e lutar porque: “ As raízes do estudo são amargas, mas seus frutos são doces.”

Obrigado Professor Ítalo e a todos da Rede LFG!

Autor: Eduardo - Campinas/SP.
22/01/2013

_______________________________________________________________________________


Boa Noite, Professor!


Eu nunca tive o prazer de te conhecer - sou de Belém-PA - mas quem sabe um dia! Vim aqui apenas para agradecer. O senhor me enviou material por e-mail - gratuitamente - e foi com esse material que estudei! Não tenho recursos para fazer cursinhos, em toda a minha vida fiz apenas UM e isso porque ganhei bolsa integral ao participar do concurso de bolsa do Cursinho para o concurso INSS - foi uma turma de exercícios. Digo que passei pelo meu esforço e principalmente devido às suas aulas e seu material enviado para meu e-mail.



Poderia escrever muitas coisas, mas só quero dizer OBRIGADO! Fui nomeado ontem, dia 28/01/13, mas é provável que não vá tomar posse, pois já passei em outro e por coincidência saiu a nomeação também ontem. Em meu nome constam duas nomeações no DOU de 28/01.



Fazer cursinho é ótimo, mas deixo meu exemplo de que com esforço, dedicação, foco e seriedade conseguimos!



Que o SUCESSO nunca se canse de bater em sua porta, Prof. Ítalo!



Autor: Falken Horst

29/01/2013



_______________________________________________________________________________




Olá, professor,

Estou enviando este e-mail para agradecer por suas excelentes aulas!

Fiz o curso Reta Final do LFG e realmente sua didática é impressionante e me ajudou muito! Meu marido também foi seu aluno e no concurso passado ele conseguiu passar para Auditor da Receita.

Muito obrigada e desejo que você continue ajudando tantas pessoas a conseguir realizar seus sonhos!

Abraços,

Autor: Juanna Barros - Analista da Receita Federal do Brasil
31/01/2013

_______________________________________________________________________________



Olá Prof. Italo!

Estou escrevendo para dividir a minha alegria! Fui nomeada para o cargo de Técnico Previdenciário na APS Ibiá/MG. A APS tinha duas vagas e eu fiquei classificada em 4° lugar. Agora, fui nomeada e vou tomar posse na próxima semana.
Sou funcionária da Caixa Econômica Federal e estou saindo por acreditar que o INSS será melhor para trabalhar e que terei mais tempo para continuar meus estudos rumo à aprovação para o cargo de Analista.

Quero aproveitar a oportunidade para dizer o quanto suas aulas foram importantes nesse processo. Não tenho formação em Direito e foram suas aulas que despertaram meu interesse para o Direito Previdenciário. Hoje, estudo com prazer essa matéria. O seu apoio foi e continua sendo fundamental a todos nós que permanecemos estudando. Obrigada pelo incentivo!!

Obrigada, desde já.

Abraço,

Autora: Nathália Vaz da Trindade
29/04/2013
_______________________________________________________________________________



Professor Italo, minha vaga foi autorizada! Agora só falta esperar a nomeação.

Essa jornada foi uma das árduas que enfrentei em toda a minha vida, mas enfim chegou o momento da minha recompensa.

Sei que essa não foi minha última batalha em concursos públicos, mas para chegarmos ao topo da pirâmide temos que escalar os degraus que a antecedem. Dei o penúltimo passo. Agora só falta um, que é para o cargo de Analista do Seguro Social a que tanto almejo. Sempre tive um grande prazer pelo Direito Previdenciário, mas foi o senhor que exacerbou essa minha paixão, que fez com que eu respirasse Direito Previdenciário, que fez com que todos os meus sonhos se voltassem a ele.

Muita gente idolatra atores, músicos, e eu também tenho certa admiração por muitos deles, mas ídolos de verdade são aqueles que nos fazem mudar, e mudar para melhor. Pessoas que têm uma influência surpreendente sobre a gente e nos fazem ascender. Devo me curvar diante de todos os professores que me aturaram durante a longa jornada estudantil, e o grande mestre, com uma parcela indescritível de culpa nessa minha conquista, é o senhor. Devo a você grande parte dessa minha conquista.

Você é o meu verdadeiro ídolo, e o seu livro é a minha bíblia.

Vá se preparando, pois brevemente irei a Salvador só para lhe dar um cheiro bem grande de agradecimento, e nem quero saber do seu aceite! Agora vou deixar de zorra e me jogar!

_______________________________________________________________________________


Olá a todos!
Rancieri Cardozo



Semana passada eu fui doar meus livros e antes de doá-los tirei uma foto com todos os livros empilhados. Coloquei a foto no Facebook, o professor Ítalo Romano compartilhou e pronto: um monte de gente foi me adicionando e perguntando sobre a minha história. Então, para facilitar, colocarei aqui na prateleira online de todos os concurseiros.

Passei para AFR-SP (ICMS SP), tenho 25 anos, nasci e resido no interior do Espírito Santo, sou formado em engenharia de produção por uma faculdade particular (digo isso, pois diversas vezes eu li histórias de candidatos aprovados que se graduaram no ITA, IME, USP e isso dava um frio na barriga) e sou o cara da montanha de livros (http://migre.me/eKJFz).

Durante a minha caminhada conheci vários colegas que tinham mais facilidade para pegar as matérias do que eu, porém sou esforçado e tento compensar com bastante HCB (horas cadeira bunda- tanto é que meu nervo ciático vivia inflamado devido ao tempo que permanecia sentado).

Apreendi que o número do teste do seu Q.I. pouco importa para concurso. O que mais importa é o número de horas que você fica sentado estudando com o livro colado na cara, o número de atividades de lazer que você abre mão para estudar... Esses números sim são realmente importantes.

Minha história começa em fevereiro de 2010. Um amigo comentou sobre concurso fiscal comigo e sugeriu que eu entrasse em um cursinho para pegar uma ideia do que era o mundo dos concursos. Lá fui eu. Entrei na LFG. As aulas haviam começado no dia 18 de janeiro e eu comecei a estudar na última semana de fevereiro (mais de um mês de atraso). Agora misture no liquidificador: começar o cursinho no meio + nunca ter visto nada de Direito na vida + não saber a dificuldade/quantidade de esforço para passar em um concurso + monografia na faculdade, sabe o que dá? Desperdício de $! Eu era o último a chegar e o primeiro a sair da sala. Entretanto, essa vida não durou muito: quando a faculdade acabou eu decidi realmente me dedicar.



Em agosto de 2010 eu realmente nasci no mundo dos concurseiros! Comprei alguns livros: Tributário do Ricardo Alexandre; Constitucional e Administrativo do Vicente e Alexandrino; entre outros. E lá fui eu, juntamente a um dicionário jurídico, tentar decifrar/internalizar todo o “jurisdiquês”. Foi osso duro. Às vezes demorava de 15 a 20 minutos para ler uma página.

Nessa época eu tentava usar a excelente técnica do Alex Viégas: Revisão por fichas e usava ciclo como Willian Douglas e Alexandre Meirelles sugerem.

Comentários sobre técnica da ficha: A técnica é muito boa, porém para quem não sabe nada de nada as coisas complicam, pois às vezes você faz uma ficha de algo que no futuro ficará muito simples para você ou que até mesmo não é cobrado em concurso (exemplo: eu tenho uma ficha que fala “Direito Penal, Tributário e Administrativo fazem parte do direito público”). Indicaria essa técnica para quem precisa de um alto percentual em provas, com certeza essa é a melhor opção! Maiores informações sobre essa técnica estão no livro: Manual de um concurseiro, Alex Viégas, Editora Método.

Comentários sobre ciclo - Para quem está começando: não é bom colocar diversas matérias novas no ciclo, pois o estudo fica muito devagar e perde-se a motivação (parece que nadamos contra a correnteza; se nada muito, e pouco se avança!). Para quem nunca leu sobre ciclo: http://migre.me/eKJHf Maiores informações ainda no livro: Como estudar para concursos, Alexandre Meirelles, Editora Método.

Estudei sozinho na biblioteca de uma faculdade próximo da minha casa de agosto até abril de 2011, quando fui prestar o meu primeiro concurso: ICMS RJ. Lógico que o resultado não foi nada legal. Como havia colocado muitas matérias no ciclo (mais de 10) não havia chegado nem na metade de cada matéria.

Após a reprovação resolvi entrar na LFG de novo para refazer o cursinho. Desta vez o curso valeu todo o investimento, pois ele me proporcionou um norte, uma visão geral de todas as matérias.

Era então o ano escuro dos concursos: 2011, o ano que não houve concurso grande para fiscal! De abril de 2011 (ICMS RJ) a Março de 2012 (ISS SP) nada de provas. Necessitando de provas, eu me inscrevi até para concurso de advogado da DATAPREV somente para fazer prova de Tributário. Lembre-se: se peixe precisa de água, nós concurseiros precisamos de provas!

Meu sonho era Receita Federal e como não havia expectativa do concurso, fiz ISS – SP e ISS – BH sem estudar muito as legislações. Mais duas reprovações para o curriculum.

Então, em julho saiu o edital do meu sonho, aquele para o qual eu estava estudando há dois anos. Todas as expectativas estavam naquela prova, porém o cansaço, o nervosismo e os materiais mal escolhidos me deixaram de fora da Receita Federal. O mundo caiu!

Foi quando eu conheci a LS Consultoria, o personal trainner dos concurseiros. Não é merchandising, mas sim a minha história (apesar de que agora ex-alunos ganham por indicação, então se você se interessar coloque meu nome: “Ranciéri Cardozo”- isso mesmo, difícil assim- no campo de como ficou sabendo sobre a consultoria no site http://www.lsconcursos.com.br/).

Entrei na consultoria no meio de outubro e meu ritmo aumentou muito.

Eu moro no Espírito Santo. Aqui no Estado poucas pessoas tem a disponibilidade de estudar em tempo integral. Eu estudava de manhã, de tarde e de noite. Chegava à biblioteca às 7:30 – 8:00 horas e saía às 21:30 horas. Entretanto perdia muito tempo nos cafezinhos, e ainda achava que estava arrebentando.

Quando entrei na consultoria, eu vi que tinha uma galera que estudava mais do que eu e que não existia cafezinho nenhum. Isso me impulsionou a estudar cada vez mais. Entrei em um ritmo frenético de outubro a março. Do dia 20 de janeiro até o dia da prova estudava, em regra, de 9 a 10,5 horas líquidas por dia (inclusive aos domingos). Na semana da prova atingi 11,5 horas líquidas.

Além de proporcionar a convivência com outras pessoas que se esforçam muito, a consultoria me ajudou a descobrir novos materiais que, provavelmente, eu não descobriria. Eu também tinha a certeza de que estava usando os melhores materiais (já que os materiais passam pelo crivo de diversos alunos).

Quanto à organização - eu já era organizado no estudo, já usava ciclos, no entanto, chegar ao domingo sabendo o que eu iria estudar me dava tranquilidade.

Lógico que a consultoria não fez a parte trabalhosa. Mesmo com ela, tive que estudar muito, assim como os meus outros colegas.

Enfim, graças a Deus, ao apoio dos meus pais, irmã, familiares e amigos essa fase acabou.

É muito bom olhar para trás e saber que consegui chegar onde havia sonhado. Sem sombras de dúvida eu faria tudo de novo!

Espero que seu sonho se junte ao seu esforço e que você conquiste o que sonhou. Deus já reservou algo imenso para você! E espero também que possamos, juntos, melhorar o serviço público e o Brasil.

Abaixo segue algumas dicas. Escrevi em forma de perguntas para agilizar.

Você leu todos os livros da foto?

De ponta a ponta NÃO! Mas a maioria eu li. Contudo, comprei muito livros errados (isso é mais uma vantagem da consultoria: você não vai gastar dinheiro com material que não vai usar!).

Cuidado que o acumulo de livros gera desânimo.

Quanto aos livros na foto - apesar de não serem todos os livros que li complementarmente de ponta a ponta, existem diversos outros que li em PDF que não estão na foto. Sem contar as inúmeras vídeo-aulas e cursinhos que assisti.

Ou seja, tive que estudar muito como todo mundo. Foi fácil? Não. Foi Terrível? Não, nós acabamos gostando dessa vida.

Com 5 meses de consultoria você passou no concurso?

Não, antes da consultoria eu havia estudado dois anos em um ritmo forte.

É melhor começar estudar antes do edital?

Essa é para a galera que está começando, pois quem está na “ativa” já sabe.

Por mais que você tenha confiança em você, o mundo de concurso está concorridíssimo e não há chance de passar em um concurso grande estudando apenas após o edital. Eu creio, de forma semelhante ao Alexandre Meirelles, que para começar a “brincar em concursos” é necessário algo em torno de 1 ano e meio de estudo. Existe gente que passou com menos que isso? Deve existir, porém para mim é igual caviar: nunca vi, só ouço falar!

“O Edital é prêmio para o candidato bem preparado” Vilson Cortez

É melhor estudar na biblioteca ou em casa?

Eu prefiro estudar em biblioteca, porque sempre que você olha para o lado, vê alguém estudando. Contudo, é necessário ter muito cuidado, pois a “amizade de biblioteca” pode atrapalhar nos estudos (já que conversar é muito mais gostoso do que estudar). Dessa forma, o legal é ir a bibliotecas diferentes, principalmente quando houver um edital aberto (tenha uma biblioteca onde você não conhece ninguém reservada para usar apenas quando o edital abrir).

Ergonomia no estudo?

Para quem tem o dia todo disponível para estudar, é bem legal investir um pouco em ergonomia. Eu sugiro levar um apoio para livro (eu comprei o meu neste site: www.lectorbrasil.com.br - o meu é esse de 89,00 reais - o legal é que dá para usá-lo como apoio de notebook também).

Para quem usa apenas notebook ou que pode investir em dois apoios, sugiro o seguinte: http://migre.me/eKNA1, pois é fácil de transportar e leve.


Depois de muito lutar resolvi aderir à moda da luminária e gostei. A luminária clareia o livro, proporcionando mais leveza ao estudo e o melhor: tira o sono! O Modelo que usei era esse: http://migre.me/eKNIU, que pode ser comprado em qualquer material de construção e geralmente custa em torno de 25 reais.

Mas eu trabalho, não tenho o tempo integral para estudar, será que passo?

Eu corro 5 quilômetros em 30 min. e corro 10 Km em 1hora e 15 min. O que quero dizer com isso é que se X estuda 8 horas por dia e Y 4 horas não é verdade que X estuda o dobro que Y. Porque quanto mais se estuda, menos o estudo rende.

Fato: se você não tem o dia todo, tem que ter disciplina e tem que organizar o estudo melhor.

Entretanto, tudo é possível! Tanto é verdade que os dois últimos primeiros colados para Auditor da Receita Federal (Carlos Augusto em 2009, http://migre.me/eLyBm e Thommas em 2012, http://migre.me/eLyDw) trabalhavam e estudavam.

O caminho de todos é difícil, talvez as dificuldades sejam diferentes, mas elas sempre existem! Se você trabalha, você já tem uma renda, já tem um emprego. Quem só estuda não tem nada e isso é uma pressão enorme!

Eu tenho medo da prova discursiva! Eu não sou bom em matemática!

Cara, estude que você ficará bom!! O trecho abaixo foi adaptado por mim, é um pedaço de um vídeo motivacional http://migre.me/eLJFn.

- Eu não sou bom em matemática.
- Está certo! Porque você nunca estudou!!
- Eu não sou bom em discursiva.
- Porque você nunca escreveu antes!! Talento você tem naturalmente, habilidade só se desenvolve com horas e horas batendo na capacidade.

Será que você está disposto a sacrificar o que você é por aquilo que você vai se tornar? A maioria de nós não tem sucesso porque quando estuda, cansa e desiste!!!

Onde você comprava livros?

Em regra, eu usava duas livrarias: Istodistribuidora www.istodistribuidora.com.br e Concursar www.livrariaconcursar.com.br.

Porque usar cronômetro?

O cronometro é aquele amigo que tem excesso de sinceridade.

Nós precisamos de um parâmetro para mensurar o nosso estudo. Não quer dizer que você tenha que se tornar escravo do relógio (eu, por exemplo, não anotava o tempo que eu fazia no dia, mas no final de cada dia eu tinha a ideia se havia estudado mesmo).

Ouço muita gente falando que não gosta de cronometrar porque fica o dia todo na biblioteca e no final do dia dá apenas 6-7 horas. Aí não entendo o desgosto, se deu 6-7 horas é porque você estudou 6 -7 horas! Isso é a realidade!

Imprimir ou ler no notebook?

Dá para ver na foto que eu imprimi muito. É, mas muita coisa eu também não imprimi. O fato é o seguinte: se você não for imprimir, use o leitor de PDF FOXIT READER.

Sugestão de um atalho legal para os leitores de PDF: CTRL + SHIFT + H, a rolagem fica automática, é legal usar quando estamos meio cansados. As teclas UP e DOWN alteram a velocidade.

Há uma dica legal! Para economizar impressão, nas aulas do ponto ou do estratégia, imprima apenas a lista de exercícios das aulas e marque as questões que você errou as que você achou interessante ou que resuma legal a matéria.

Vídeo-aula ou material escrito?

Outro ponto subjetivo: acho que existem matérias que a vídeo-aula ajuda muito, por exemplo, contabilidade e estatística inferencial. Para outras a vídeo-aula talvez seja um atraso.

O mais importante é isso: use o programa VLC player para assistir as vídeo-aulas e assista em uma “velocidade adiantada”. Primeiramente você economizará tempo e depois perceberá que assistindo na velocidade adiantada reduzirá sua desconcentração.

Explico-me melhor: se eu estou em uma velocidade normal, o professor está explicando X e eu já entendi o que é X, eu começo a viajar na morte da bezerra Margarida e quando minha atenção volta-se para o professor ele já está explicando Y. Na “velocidade adiantada” o seu raciocínio tem um velocidade mais próxima à velocidade de dicção do professor.

Outros programas também adiantam a velocidade, porém o VLC tem atalhos interessantes. Segue alguns:

Mais Rápido --- Atalho “ ] ”
Mais Devagar --- Atalho “ [ ”
Pausa --- atalho “ ESPAÇO”
Voltar Vídeo ---- “ Shift + Left’ ”

Abaixo eu escrevi a minha sugestão de autores favoritos (quando eu comecei a estudar, direto pesquisava a sugestão de autores do Alexandre Meirelles, entretanto já surgiram, em algumas matérias, autores mais atuais dos que ele indicou).

Bibliografia Sugerida pelo aluno:

Dir. Constitucional: Um bom material de teoria é o livro do Vicente e Alexandrino. O curso em PDF do Frederico do Ponto dos concursos também é muito bom. Para exercícios o da Nádia do Estratégia é excelente. Um material que gosto de usar para revisão é a Constituição Anotada do Vitor Cruz.

Dir. Administrativo: Aqui é difícil! Acho bom ler um livro mais denso tipo Vicente e Alexandrino ou Mazza e revisar com o Knoplock. Quando se trata de exercícios eu gosto muito do Cyonil, porém o material dele de exercícios é bem cansativo.

Dir. Tributário: Teoria é com Ricardo Alexandre, tanto o livro aula como as vídeo-aulas dele são quase perfeitos, no nível para prova! Se você não gostar dele de primeira, tente de novo! Em uma prova discursiva faz muita diferença.

Na revisão, o material do Bizu do Ponto para ARFB 2012 do Adalberto ficou iradooooo! São 97 páginas que percorrem a matéria quase toda.

Para quem vai fazer FGV, ESAF e principalmente CESPE, o ponto lançou um curso doido demais: Jurisprudência no direito tributário pra AFRB do Diego Aderne.

Dir. Civil: em PDF, Lauro Escobar do ponto dos concursos é o cara.

Dir. Comercial: Aqui é osso! O único professor que eu gostei foi o Alexandre Gialluca da LFG, porém só em vídeo-aula. Material em PDF eu não encontrei um que me agradasse 100%.

Dir. Penal: Outra matéria que eu não achei um material realmente bom em PDF. Vídeo-aula o Silvio Maciel da LFG é bom.

Dir. Previdenciário: O cara é o Ítalo Romano. O livro dele é bom, mas a vídeo-aula é excelente. Quando for fazer um cursinho com ele, imprima os slides e complemente com o que ele fala na aula. Impossível tirar nota baixa!

Contabilidade Geral e Avançada: O melhor livro de teoria para mim é o Ed Ferrari. Eu, particularmente, acho o livro do Ricardo Ferreira meio sem organização (pelo menos o livro com capa verde) assim como o material do Moraes Junior. O livro do Sérgio Adriano, Contabilidade 3D, parece ser legal. Eu tinha o livro de exercício para FCC e como ele foi lançado em cima da hora continha alguns erros, mas houve erratas divulgadas.

Já vídeo-aula, eu falo de boca cheia: “Use Silvio Sande”. O curso de contabilidade geral e avançada dele é muito bom! Excelentes dicas e métodos de resolver que ajudam a ganhar tempo. Tentem resolver questões sobre critérios de avaliação de estoque da forma que ele ensina que vocês verão que se ganha muito tempo [www.silviosande.com.br].

Marcondes Fortaleza também é muito famoso.

CPC: Quando se fala em vídeo-aula, Silvio Sande é o cara em contabilidade. O curso de CPC dele é bom elevado a mil!

Material em PDF é o do Luciano Rosa e Gabriel Rabelo do Estratégia.

Analise de Balanço: livro do Ed Ferrari é excelente e vídeo-aula do Silvio Sande.

Contabilidade de Custos: nesta parte da contabilidade eu traio o Sande, pois ele peca um pouco na organização (apesar de que o gráfico que ele ensina em custo padrão é muito bom, uma fórmula a menos para decorar). No final vou de João Imbassahy na vídeo-aula.

Comércio Internacional e Legislação Aduaneira: Aí é o cara mais gente boa dos concursos públicos: Ricardo Valle! Nesta matéria nós estamos bem de professores porque o Rodrigo Luz também é muito bom. Na vídeo-aula o Caparroz deixa a desejar para mim, já no livro ele é bom. Mas quem ganha é o Ricardo.

Legislação Tributária:

Federal - Galera, eu tentei usar Edvaldo Nilo, sinceramente, eu não indico. Eu gostei muito da explicação do Murillo Lo Visco (ele sabe abordar a matéria usando direito tributário e contabilidade, o problema é que a prova para ARFB 2012 não foi por esse caminho). Mas, se eu continuasse estudando, eu usaria de novo o Murillo e muita, muita lei seca.

Estadual de São Paulo - Esse concurso deve demorar a sair de novo, porém o José Rosa é imbatível. Quem dera se existisse um Rosa para cada Estado!

Auditoria – Existem professores bons de auditoria? Existem: tanto o Davi Barreto, como o Lucas Salvetti. O que eles ensinam tem caído em prova? Não! Creio que atualmente as provas de auditoria têm evoluído e os cursos precisam dar uma repaginada. Tem caído muito CPC em auditoria.

Macro e Microeconomia - Heber Carvalho e ponto final.

Estatística Descritiva e Inferencial - Para estatística descritiva, o livro do Webber e Sérgio Carvalho.

Para estatística Inferencial, desconheço livro para concurso. Eu baixei um curso do Sergio Carvalho que ele gravou em 2009 no EVP excelente. Na internet há alguns sites que o disponibilizam. Eles possuem um curso www.olaamigos.com.br, mas eu nunca assisti.

Raciocínio lógico - Livro do Sergio e o Webber.

Matemática Financeira - Livro do Sergio e o Webber. Se a sua banca não for ESAF, aconselho você a resolver um curso de exercícios para complementar (já que o livro não é 100% para outras bancas, por exemplo, no livro não fala sobre capitalização contínua). O curso de exercícios do Arthur Lima do Estra.

Português - Para quem não se lembra de nada, vídeo aula do Marcelo Bernardo do Eu Vou Passar.

Para quem quer aprofundar: Vídeo-aula do Rodrigo Bezerra.

Para todos: Livro de Teoria do Rodrigo Bezerra e curso de exercícios do Fernando Pestana ou do Fabiano Sales.

Administração Publica - Qual a banca? FCC? Rodrigo Rennó (Estratégia). ESAF? Rafael Encina (Ponto)

Administração Geral - Rennó.

Tecnologia da Informação - desconheço material bom para concurso.

Informática - João Antônio ou Patrícia Quinhão (para informática).


Técnicas de Estudos:

Alexandre Meirelles, Como estudar para concurso, Ed Método.

Alex Viégas, Manual de um concurseiro, Ed Método.

Resoluções de Exercícios:
Onde você estuda tem internet? Se tiver, não compre esses livros de exercícios. Use www.tecconcursos.com.br, para carreira fiscal é melhor do que o www.questoesdeconcursos.com.br.

Cursos On line:

Espaço Jurídico www.espacojuridico.com
Silvio Sande www.silviosande.com.br
Eu Vou Passar www.euvoupassar.com.br

Cursos Presenciais




Qualidade Concursos (SP) http://www.qualidadeconcursos.com.br/


Academia dos concursos (RJ): http://www.academiadoconcurso.com.br/

Turma de Estudos (BH) http://www.turmadeestudos.com.br/


Sites Informativos sobre concursos



Depoimento de Rancieri Cardozo – O cara da montanha de livros
Em 29/05/2013

_______________________________________________________________________________


Polyana e Prof. Italo Romano
Voltando um pouquinho e começando do começo... Ainda adolescente, quando comecei a pensar no meu futuro, as dificuldades da iniciativa privada estavam grandes e muitas pessoas que me cercavam eram concursados, então, escolhi ingressar no Serviço Público também.

Dentro das minhas limitações, tentei pesquisar algumas coisas, e, tendo uma relativa facilidade em exatas, escolhi ser Auditora Fiscal! Fiz Faculdade de Direito (por ter uma gama de possibilidades de outros concursos e por abordar muitas matérias comuns a todos os certames) já adiantando matérias para ficarem menos para o final, quando meu foco já seria o Concurso Público. No fim do 8º semestre, em setembro de 2007, entrei num cursinho para o concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal! Fiz um curso Regular e um Avançado, para área fiscal. Me formei em fevereiro de 2009 e em abril teve a prova de ATA/MF, que passei e fiquei lotada na minha cidade mesmo. Comecei a trabalhar em Agosto/2009.

Saiu o Edital Auditor Fiscal 2009 em Setembro. Eu estudava bastante e estava me sentindo preparada, mas, estava trabalhando, o que reduziu minha carga horária de estudo e aumentaram minhas dificuldades ... Veio a prova e perdi na primeira fase. Fiz os mínimos exigidos, mas a concorrência me eliminou. Foi uma grande decepção! Fiquei arrasada! A prova foi domingo, e já na segunda feira seguinte me matriculei no Curso Regular Fiscal LFG. Não adiantava eu ficar em casa chorando. Encarei aquela decepção como uma força para seguir em frente. Fazia o curso Regular Fiscal LFG no período da manhã, trabalhava a tarde e estudava a noite.

Fiquei em 2010 fazendo cursos das matérias que não me sentia tão preparada. Não estudei muito, foi uma época de fazer cursos, sanar minhas deficiências e relaxar um pouco, pois desde 2007 que não parava ... Em 2011 não fiz cursos, mas estudava as matérias básicas, que eu tinha certeza que estariam no edital. Em Setembro/2011 os boatos de que o edital estaria próximo foram aumentando e fiz um cronograma de estudo para um período de 6 meses. 2012 foi o ano que eu decidi fazer provas na área fiscal, para me manter atualizada, motivada e estudando sempre! Fiz ISS-São José dos Campos em março, perdi. Fiz ISS-BH em abril, perdi. Fiz CGU em maio, perdi. Fiz MDIC em junho e, adivinhem ... perdi! Em 09 de Julho foi publicado o Edital Auditor da Receita/2012! Eu foquei minha vida e a vida de quem me cercava, nesse Edital!

Foi um grande susto aquele edital! Entraram matérias novas, nunca cobradas antes ... Fui numa palestra do Professor Alexandre Meirelles, na qual ele abordava os aspectos do edital e me deu uma verdadeira injeção de ânimo para traçar minha estratégia e encarar aquela prova!

Fiz minha estratégia e me joguei! Trabalhava pela manhã, estudava a tarde, estudava a noite e nos fins de semana entrei no Reta Final LFG. Se eu não fizesse um curso nos fins de semana, eu não estudaria porque me cansava muito durante a semana.

Minha estratégia foi: fiz um cronograma semanal e um mensal; estudava as matérias novas com materiais em PDF; e as matérias que eu já tinha estudado (pois já sabia que estariam no edital) só fazia exercícios e revisava no Reta Final.

O grande dia chegou: A prova! Foi totalmente atípica ... Linguagem diferente, forma de abordar diferente, matérias que eram acessíveis, como Auditoria e Administrativo, estavam praticamente impossíveis!!! Me senti traída! Rs! Estudei tanto para aquela prova, fiz TODAS as provas da ESAF dos últimos 10 anos e me deparei com uma prova totalmente nova ...

Enfim... Na hora da prova me senti até mal! Me acalmei e não me permiti fraquejar justo naquela hora! Encarei, me dediquei ao máximo, me organizei no tempo (que eliminou muita gente) e fiz as 3 provas objetivas. Passei para a segunda fase!!! Seriam convocados 600 candidatos, mas apenas 254 conseguiram atingir pontuação mínima.

Começou minha preparação para a prova discursiva... Eu tinha pouco tempo e não dava para estudar tudo novamente. O conteúdo estava na cabeça e fiz 2 cursos de “Estratégia de Provas Discursivas”. Parecia que as forças estavam acabando... Nessas horas eu lia uns textos de autoajuda (rs) e ia nos lugares que eu gostava, para relaxar um pouco e não pirar! Lembro que li um texto (de carregar o bebê) que o Professor Ítalo Romano mandou para os alunos do Reta Final, que me animou num momento de fragilidade ...

A prova da segunda fase foi, igualmente, absurda! Totalmente fora da realidade das provas anteriores da ESAF. Minha estratégia foi a mesma da primeira fase... Colocar a cabeça no lugar e enfrentar! Resultado: 29 novembro saíram as notas da segunda fase e todos os candidatos atingiram o mínimo exigido, todos estavam aprovados!!!

Dia 22 de Maio de 2013, às 6h da manhã, estava lá nosso nome no Diário Oficial!!!! O meu dia chegou e o de vocês que se dedicarem e estudarem vai chegar também! Dia 10 de Junho de 2013 assinei meu Termo de Posse! Ver a felicidade das pessoas que me amam, comemorando comigo aquele momento, não tem preço!!!

As experiências de familiares e amigos “concurseiros” me ajudaram a decidir muito cedo ser Auditora Fiscal. Isso me proporcionou estabelecer minha estratégia cedo: de fazer Faculdade de Direito e de já começar o curso para concursos na faculdade. O concurseiro tem que ouvir e ler estratégias de professores e alunos, fazer a sua estratégia e ESTUDAR MUITO!

Estudar para concurso e trabalhar não é fácil, mas não é impossível! Eu usava minhas férias para fazer cursos e estudar; minha rotina era bem cronometrada, principalmente com o edital publicado. Quando temos pouco tempo livre, nossa produtividade é maior!

As dificuldades de um concurseiro são muitas! Só quem é, ou foi concurseiro, sabe o que passamos ... No primeiro curso que eu fiz, recebi um módulo com vários depoimentos de ex-alunos aprovados e eu sonhei muito com o dia de escrever um depoimento! Rs! Nas horas de desânimo, de baixo astral, de renúncias, de festas perdidas, de “nãos” dados a quem amamos, de ver um solzão no sábado pela manhã e estar estudando ... eu só pensava no meu nome no DOU futuramente!

Sou muito grata às pessoas que estiveram comigo nessa caminhada, especialmente a meus professores, pais, irmã e namorado ... Foco na área fiscal, estudo, disciplina e bom humor! Foram minhas 4 “armas” para encarar essa fase da minha vida e chegar à aprovação! Digam NÃO para quem vocês amam! É só uma fase, vai passar! Depois da aprovação, tudo compensa!

Polyana


Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil

Em 03/07/2013
_______________________________________________________________________________


Olá, professor Italo!

No ano passado tive muito contato com você por e-mail e pelos vídeos no Youtube para concurso do INSS (contagem regressiva). Conheci suas aulas através da Rede LFG, quando estudei em 2009 para Receita, mas de 2010 pra cá eu estudava em casa.

No concurso do INSS fiquei em 7º lugar e na cidade que fiz só se classificaram 5. Fiquei muito triste, pois tinha estudado muito e achava que merecia, até mandei um e-mail para você no dia seguinte a prova:

(É Ítalo, você disse no seu ultimo vídeo que chorou antes da prova, eu chorei depois. Fiquei com dúvidas na hora da prova em três, que eu lembre, e errei as três. Estudei muito cara, muito, mas acho que ficou difícil.) 13/02/2013

Levantei a cabeça, continuei estudando e hoje acumulo 4 bons resultados:

58º colocado p/ Técnico Judiciário Adm. do TRF5 - AL (já foram chamados 28, tá chegando)

23º colocado p/ Analista Judiciário Adm. do TRF5- AL (só foram chamados 3)

2º colocado Técnico em Infraestrutura DNIT - AL (Nível médio)

1º Colocado Técnico-Administrativo do MPU (resultado saiu ontem 19/07)


Estou mandando esse e-mail pra agradecer a sua força naquele concurso. Agora vou focar meus estudos para a Receita Federal.

Valeu pelo Incentivo!!!!!

Autor: Márcio Gomes da Silva.

Em 20/07/2013
_______________________________________________________________________________


Querido professor,



Há muito tempo venho pensando neste texto. Já escrevi ele em meus pensamentos inúmeras vezes, em todas, um diferente.

Sou de Guarujá, SP. Fui sua aluna por meio da LFG da cidade Santos. Fiz curso para a Receita em 2009, 2010 e o Reta Final para o último concurso, de 2012. Estou na lista de excedentes para Analista e o senhor nos ajudou, atendendo um pedido meu pelo face ... na verdade, vários pedidos!

Venho agradecê-lo, pois finalmente, no dia 30 de janeiro (ano novo chinês, do cavalo), a Presidenta assinou o despacho presidencial autorizando a nomeação de todos os excedentes desse concurso.

Mais do que isso, professor, quero agradecê-lo pela dedicação, por sempre nos dar a melhor aula, o melhor material, mas principalmente pelo lado humano, sempre sendo gentil em nossas solicitações e nos motivando. O senhor nunca deixou de responder a qualquer mensagem minha!

Eu mantive a "mandala dos 4D" na cabeceira de minha cama até pouco tempo. Até desbotou nesses anos todos de concurseira. Mas, ela foi sendo incrementada em 2012, quando meu nome apareceu como aprovada na primeira fase da Receita, prova de ATRF.

Sei que o senhor gosta de saber das histórias de ex-alunos, então contarei um pouco da minha. Hoje tenho 36 anos. Sou formada em Música, Composição e Regência, sou mestre em Música, Etnomusicologia e sou violonista, cheguei a estudar por meio de uma bolsa na Espanha. Acumulei inúmeras entrevistas de emprego sem resposta, inúmeros currículos distribuídos e muita dedicação à minha pretensa profissão em vão. No mestrado, dei-me conta de que muita energia estava sendo empregada sem o retorno mínimo que eu esperava: um trabalho digno. Então, decidi abandonar a música e partir para os concursos. Levei um bom tempo para me decidir pela área fiscal. Caí no curso da LFG por me ter sido recomendado, como um curso completo, enquanto me decidia pela área a seguir. Enquanto isso, fiz vários concursos, até parei de contar pra não ficar triste. Acumulei muitas reprovações, sensação de fracasso e decepções. Fiz o último concurso para técnico do INSS. Eu me dediquei muito, estudei muito, umas 10h por dia. Era apenas uma vaga para a APS daqui de Guarujá. Nesse período fui tomada pela depressão, tanto em razão dos concursos como de meu emprego, na época. Fiz uma prova excelente, como nunca tinha feito, mas consegui apenas uma 9ª colocação, que me deixou de fora da lista de aprovados. Esmoreci, pedi afastamento do emprego e por fim, demissão. Mesmo assim, continuei estudando, pois o concurso da Receita - que era meu objetivo - se avizinhava. Ao sair o edital, fui tomada por problemas de saúde com minha família. Encontrei conforto espiritual no Espiritismo, o que me ajudou a seguir adiante. Estudei e me dediquei o máximo que pude...levava os livros para todos os lugares. Estudei em sala de espera de hospital, de clínica médica, de clínica de fisioterapia, até sala de espera de centro espírita. Acho que até em meus sonhos eu estudava. Mesmo assim, não fiz uma excelente prova na Receita. Mas senti uma felicidade sem tamanho por simplesmente estar fazendo esse concurso. Conferi o gabarito e pensei não ter atingido o mínimo. Se não fosse avisada por amigos que eu havia passado, nem teria visto, pois já tinha virado a página e já estava estudando para o ATA, que seria no mesmo dia da discursiva da Receita. Explodi de alegria! Realmente o senhor e todos os professores tem razão: é muito bom ver nossos nomes na lista de aprovados. Mas a alegria deu lugar a apreensão, pois eu teria apenas 2 semanas para me preparar para a discursiva. No dia da prova, antes de virar a folha, rezei e pedi para que pelo menos eu soubesse o que escrever. Qual foi meu alívio ao virar a prova! Mesmo assim, eu sabia que dificilmente seria aprovada, já que minha pontuação na primeira fase era muito baixa. Quando saiu o resultado e meu nome estava entre os excedentes, fiquei muito feliz e muito grata por tudo! Mas aí se deu início a uma nova saga, e essa o senhor bem conhece, que foi nossa luta durante um ano pela nossa convocação. E vencemos! Água mole em pedra dura tanto bate até que fura...mesmo! Dizem que é a primeira vez que a Receita irá nomear 100% dos aprovados. Eu mesma cheguei a ir a Brasília, representando a comissão. Estive presente na audiência com a Min. Miriam Belchior. Pois é, como se não bastasse tudo, ainda tivemos que arrancar nossa nomeação do Planalto: vitória!

De tudo, professor, guardo uma coisa que o senhor falava em sala de aula: só precisamos de uma vaga, a nossa. Eu sempre estudei com a meta de gabaritar, pois sabia da dificuldade do concurso que havia escolhido. Comparando o INSS e a Receita, só consigo encontrar na fé a explicação de minha conquista. Num concurso impecável, nem aprovada fui, no outro, com tudo pra ficar de fora, fiquei dentro. Deus reservou o melhor pra mim, e sou muito grata.

Para finalizar, quero dizer que na fase da depressão, sua história do bebê, de quem será a vez de carregar o bebê me ajudou muito. Era o que eu precisava ouvir naquele momento difícil.

Professor, é muito bom olhar pra trás e ver quanta coisa ficou, e principalmente ter superado tudo, o que não foi fácil. A incerteza remói todo o tempo, não é fácil se manter no foco e acreditar. Guardei comigo uma frase do Prof. Hermógenes, de yoga: Entrego. Confio. Aceito. Agradeço.

Por fim, muito obrigada! Espero que outra frase sua se realize em breve: nos vemos pelos corredores da Receita.

Grande beijo,



Cintia Ferrero

Autora: Cintia Ferrero.

Em 10/02/2014
_______________________________________________________________________________


Lucas Pedrosa
Prof. Italo,

O melhor e mais bem gasto dinheiro da minha vida foi no ano de 2009 quando comprei seu livro de Direito Previdenciário, a partir dali coloquei em minha cabeça que queria ser Técnico do Seguro Social e comecei meus estudos.

O concurso saiu, me saí bem pela primeira vez num resultado, mas infelizmente ou felizmente estava mais uma vez na excedência por causa da bendita escolha de localidade. Ai se inicia a luta milenar de nomeações ... sofrimentos, alegrias, injustiças, confiança, desconfiança ... e via a grande maioria daqueles (excedentes) com quem eu conversava serem chamados e eu ali sonhando ... A comissão lutava em Brasília e apoios foram chegando me trazendo mais confiança que nomeações viriam “a rodo”, contudo infelizmente não foram todos ... E, depois de tanta luta a guerra foi vencida .... SOU SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO INSS. Deus seja Louvado!!!!!!

PS: seu livro está guardadinho, todo rabiscado ... Mas foi no norte da minha vida!!!!!

Sua ajuda com questões, discussões ... fundamentais!!!!!!



Obrigado!!!

Autor: Lucas Pedrosa.
Em 17/04/2014

_______________________________________________________________________________

9 comentários:

  1. Oi professor..passei por aqui simplesmente para te fazer a mesma pergunta que a Agnes,sempre tive curiosidade em saber se o tempo que estudo é suficiente ou não.Vai fazer 1 ano que larguei emprego só para estudar,comecei estudando para tecnico do inss,concurso que teve em 2012,fiz 75% da prova,foi a primeira prova que parei para estudar na minha vida,fiquei super feliz,mas não consegui nem ficar no cadastro de reserva com essa nota kkkkkk,continuei estudando e agora visando o analista do inss. Gostaria muito de saber quanto tempo voce estudava em media,tipo,quantos anos demorou pra voce passar em um concurso...vai passando o tempo e vai dando a impressão que não vai dar.Entre esse tempo que estou estudando ainda não consegui atingir ao menos 80% em uma prova ainda,e voce sabe(posso te chamar de voce???? voce é muito novo pra eu te chamar de senhor kkkkkk)que 80%,que eu ainda nem consegui atingir,ainda não é o suficiente para determinados concursos....Professor,sei que deve ter muitas coisas para fazer,sei que tem horas que deve encher o saco essas mensagens..masssssss eu precisooo de vocee rs,fala pra mim que é possivel, em 1 ano estudando 10 hrs por dia,passar em um concurso bom,um concurso como esse de analista que está previsto para 2013.

    Aguardo sua motivação pra mim..rs

    grande abraço..

    ResponderExcluir
  2. Oi professor, tudo bem?
    Tenho 23 anos e terminei a minha graduação no final de julho. Comecei a estudar para concurso público e até prestei o da Receita Federal para o cargo de Analista. Não consegui passar para a segunda etapa, mas fui tão bem assistindo às aulas na LFG que resolvi continuar estudando para concursos públicos. Desta vez, escolhi o INSS e estou fazendo o intensivo nos fins de semana. Estou conseguindo ganhar ânimo e, a cada dia, acreditando que o meu sonho de ter um emprego que me garanta uma vida confortável para mim e para a minha mãe, que já fez muito por mim a vida inteira.
    Às vezes me sinto um pouco insegura, já que comecei a estudar com total dedicação apenas de alguns meses para cá. Será que tenho chances de obter êxito no concurso do INSS começando de agora ou é meio impossível?

    No mais, aguardo sua opinião e agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá PROF ÍTALO, sou seu aluno desde 2010. Passei para ATRF, ESTOU MUUUITO FELIZ. Gostaria de lhe agradecer por tudo, principalmente pela motivação e dedicação. Em 2011 meu SÍMBOLO, até mandei pra vc em aula da LFG, era um carro novo, hahhaha, agora creio que vou concretizar meu símbolo. hhahaha
    Gostaria de dizer que, mesmo após 3 anos e meio de estudo, continuo na luta pelo AFRF (2013/4), estarei lhe mandando outra mensagem em breve com o resultado de mais essa conquista. Espero que vc fique na torcida por mim. hahha MUITO OBRIGADO PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite gostaria de saber se o proximo concurso do INSS podera ser feito por quem tem ensino médio ?

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite Professor!
    Eu nunca tive o prazer de te conhecer - sou de Belem-PA - mas quem sabe um dia! Vim aqui apenas para agradecer. O senhor me enviou material por email - gratuitamente - e foi com esse material que estudei! Não tenho recursos para fazer cursinhos, em toda a minha vida fiz apenas UM e isso porque ganhei bolsa integral ao participar do concurso de bolsa do Cursinho para o concurso INSS - foi uma turma de exercícios. Digo que passei pelo meu esforço e principalmente devido às suas aulas e seu material enviado para meu email.
    Poderia escrever muitas coisas... mas só quero dizer OBRIGADO! Fui nomeado ontem dia 28/01/13, mas é provável que não vá tomar posse, pois já passei em outro e por coincidência saiu a nomeação também ontem. Em meu nome constam duas nomeações no DOU de 28/01...
    Fazer cursinho é ótimo, mas deixo meu exemplo de que com esforço, dedicação, foco e seriedade conseguimos!
    Que o SUCESSO nunca se canse de bater em sua porta, Prof. Ítalo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Falken! Tudo bem?

      Seu depoimento foi lido pelo professor Ítalo e ele pediu que eu te transmitisse um forte abraço. Ele adorou o seu depoimento. Parabéns!!!

      Por Isabelly Sarmento.

      Excluir
    2. BOM DIA PROFESSOR !
      BOM DIA PROFESSOR ITALO ROMANO, MEU NOME É PABLO WESLEY TENHO 26 ANOS E MORO NA CIDADE DE LORETO INTERIOR DO MARANHÃO. ATUALMENTE BENEFICIARIO DO INSS, POIS SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO NO DIA 04-09-2011( http://www.youtube.com/watch?v=SgdJ-g3p8Hk )JÁ REALIZEI 6 CIRURGIAS, ANDANDO DE MULETAS, E AINDA ESTOU EM TRATAMENTO COM PREVISÃO DE ALTA SOMENTE PARA O FIM DE 2014. SEMPRE GOSTEI DE ESTUDAR, LOGO DEPOIS DO ACIDENTE COMEÇEI A ME PREPARAR PARA O CONCURSO DO INSS DA EPOCA, MÁS ACHEI QUE NÃO DAVA PRA ME PREPARAR O SUFICIENTE E MUDEI O FOCO COMEÇEI ENTÃO A ESTUDAR PRO CONCURSO DA CAIXA ECONOMICA, PASSAMOS !! MINHA ESPOSA E EU, FUI CHAMADO PRIMEIRO FIZ EXAMES, DERAM TODOS OK, POREM FUI CONSIDERANDO INAPTO POR ESTÁ COM A PERNA QUEBRADA !! ACHEI UM ABSURDO, ENTREI COM RECURSO ADMINISTRATIVO QUE TAMBEM FOI NEGADO, ENTAO CONTRATEI UM ADVOGADO E ATUALMENTE ESTÁ TRAMITANDO NAS BARBAS DA JUSTIÇA..... ENFIM, DEPOIS DE ALGUM TEMPO PARADO DEPOIS DE UMA DECEPÇÃO DESSAS RESOLVI LEVANTAR A CABEÇA SACUDIR A POEIRA E DAR A VOLTA POR CIMA, SO QUE COM OUTRO FOCO, VOU VOLTAR A ESTUDAR PRO TECNICO DO INSS. O MOTIVO DO MEU CONTATO PROFESSOR É PEDIR ENCARECIDAMENTE AO SENHOR DICAS DE COMO ME SAIR BEM, COMEÇAR DO ZERO. QUERO ME PREPARAR A LONGO PRAZO, APOSTILAS, VIDEO AULAS, CURSOS PREPARATORIOS EAD OU EM DVD, ENFIM, PARA QUANDO EU ME RECUPERAR DO ACIDENTE SER UM FORTE CANDIDATO A APROVAÇÃO. SEI QUE EM MATERIA DE PREVIDENCIARIO O SENHOR É O MELHOR DO PAIS, JUNTO COM SEUS COLEGAS PROFESSORES.
      DE JÁ AGRADEÇO !!!!


      OBs: se alguém puder repassar a ele caso o mesmo não leia, eu agradeço muito.

      Excluir
  6. Dizem que "a expectativa adiada faz adoecer o coração". Nesses dias, cada vez mais decisivos o desanimo parece inevitável. O edital não sai, preocupações diversas nos dispersam. De repente uma luz ... professor sopita no mel, Ítalo Romano, reluz em uma ideia motivadora com o projeto CAMINHADA DE SANTIAGO RUMO AO INSS. Sugerindo, assim, uma metodologia motivacional, fortalecendo nossa determinação a fim de não desistirmos e continuarmos com qualidade de estudo. Perfeito!!! Sou muito grata ao senhor e todos os outros professores participes dessa jornada de quase quatro meses. Aos meus queridos professores da REDE LFG Luis Gustavo, Bruno Villar ,Ítalo Romano e a minha querida Luciane Sartori, um forte agraço.!!!
    Meus agradecimentos,
    Thainã Porto

    ResponderExcluir
  7. OLÁ!PROFºÍTALO!SOU SUA FÃ,LHE CONHECI ATRAVÉS DO LFG.O MEU SONHO SEMPRE FOI RECEITA FEDERAL,ESTOU TENTANDO DESDE QUANDO ERA TTN,FIZ VÁRIOS CURSINHOS,MAS NÃO CONSEGUI ME DEDICAR O SUFICIENTE DEVIDO AS MISSÕES ,PLANTÕES E FILHOS,SOU SUBOFICIAL ENFERMEIRA DA AERONÁUTICA,MAS SOU INSISTENTE,POR ISSO MINHA DÚVIDA E QUERO TIRÁ-LA CONTIGO ,VOC^ É MEU GURU.SE EU PASSAR NA RECEITA FEDERAL E JÁ ESTIVER APOSENTADA DA AERONÁUTICA,FALTAM DOIS ANOS,EU POSSO ASSUMIR SEM PERDER A MINHA APOSENTADORIA? PORQUE NESSE CASO EU NEM IRIA ME APOSENTAR PELA RECEITA, SÓ QUERIA REALIZAR MEU SONHO E FAZER UM PÉ DE MEIA. PORQUE JÁ TERIA COMPLETADO OS 30 ANOS DE SERVIÇO MILITAR BEM PRESTADOS.MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO.ABRAÇOS

    ResponderExcluir